ASSINCRONIA ENTRE O LEITOR CONTEMPORÂNEO E O RUMINAR REFLEXIVO: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE DISPOSITIVOS DIGITAIS MÓVEIS

Leonardo M. Marques Kussler, Leonardo G. Van Leeuven

Resumo


Uma das principais formas de expressão de pensamentos e de sentimentos humanos se realiza por meio da interação escrita-leitura. O ato de ler [in]forma seres humanos e institui um modo de pensar e agir no mundo. Na contemporaneidade, a leitura mediada por dispositivos móveis e pelas redes sociais digitais tem se mostrado insuficiente em educar e levar informações confiáveis à sociedade. O objetivo do presente artigo é analisar este impacto e propor a leitura reflexiva como forma de contornar tal carência por meio de pesquisa e revisão bibliográfica. Assim, na primeira seção, abordamos alguns aspectos da linguagem expressa em textos e de como a revolução da internet, especialmente na última década, mudou drasticamente o modo como os leitores acessam informações e entendem o mundo, tornando-os mais acríticos e superficiais, como mostram os estudos de Castells e Cardoso (2005) e Santaella (2007, 2013). Na segunda seção, analisamos como a leitura ubíqua constrói um mundo de informações não confiáveis e admissão de difusão de informações falsas no cotidiano das pessoas, enquanto uma retomada da leitura reflexiva, própria das ciências humanas, poderia auxiliar a sanar tal dificuldade, enfatizando o lento ruminar necessário à conferência e à compreensão dos dados, conforme as reflexões de Gadamer (1999), Maffesoli (1995) e Jasanoff (2019).


Palavras-chave


Leitura Ubíqua; Leitura Contemplativa; Ruminar Reflexivo; Educação Contemporânea; Dispositivos Móveis.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v17i1.2113

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ISSN:1415-7950