VIOLÊNCIA DE GÊNERO NÃO ESCOLHE CARGO: AS JORNALISTAS CHEFES E O ASSÉDIO NO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v20i1.2923

Palavras-chave:

Jornalistas, Mulheres, Chefia, Assédio, Região Amazônica.

Resumo

Este artigo trata do assédio sexual e moral contra as jornalistas que ocupam cargos de chefia nas redações de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, região Amazônica do Brasil. O objetivo é verificar como esse crime atinge mulheres em cargos de comando e os impactos disso na rotina jornalística. Para isso, foi escolhida uma abordagem qualitativa, ancorada em entrevistas em profundidade (DUARTE, 2006) com as profissionais da grande imprensa regional. Já a interpretação de dados foi fundamentada na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O estudo recorreu a autoras como Roseli Figaro (2018), Heleieth Saffioti (2011), Guacira Louro (1997), Judith Butler (2003) e Helena Hirata (1995) para entender a relação entre gênero, violência e como se constroem as divisões sexuais dos papéis sociais no mundo do trabalho. Já a interseção de raça buscou dialogar com autoras como Lelia Gonzalez (1984) e Maria Lugones (2014). Por fim, esta pesquisa mostra que, mesmo galgando espaços de destaque, as mulheres são assediadas, indicando a importância de se investigar as violências de gênero no jornalismo. Desvela também que as questões de raça impactam de modo diferentes as mulheres negras chefes, ratificando a objetificação dos corpos negros.

Biografia do Autor

Janaina Lopes de Amorim, Programa de Pós Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia, bolsista Capes, Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, Jornalista pela Universidade Federal do Maranhão.

Thaisa Bueno, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta de Jornalismo na UFMA. Docente permanente no Programa de Pós-graduação (Mestrado em Comunicação) na mesma instituição. Jornalista pela UFMS, doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2023-06-30