Chamada para publicação de artigos: v. 21, n. 2 (2024)

2024-06-13

Dossiê – Tanatopedagogia – Finitude humana e interdisciplinaridade

O processo de morte e morrer é um fenômeno universal. Ele guarda diferenças socioculturais atinentes a cada grupo humano, respondendo questões que envolvem a maneira como esses grupos compreendem o seu processo de existência. Dentro deste contexto, a tanatopedagogia, conceito proposto pelo pensador polonês Przemyslaw Pawel Grzybowski, surge como um campo do conhecimento que busca trabalhar constructos inerentes à chamada educação para a morte, no sentido de fazer com que os sujeitos do processo educativo compreendam o valor da existência.

Essa premissa se configura como um processo transformador que busca compreender as diversas dimensões do sofrimento, da doença e da morte, promovendo um cuidado mais profundo e a valorização da vida, além de melhorar sua qualidade. A proposta deste dossiê é justamente este: retirar a morte da obscuridade e do silêncio impostos pela cultura pós-moderna ocidental, onde ela é tratada como um tabu.

Para tanto, se propõe acolher textos que versem sobre as seguintes temáticas: luto, violência, cuidados paliativos, perdas cotidianas, tanatologia forense, educação e formação em tanatologia, educação para a morte, aspectos socioculturais do fenômeno da morte, aspectos legais e éticos do processo de morte e morrer e digitalização da memória fúnebre. Ademais, espera-se que os trabalhos a serem encaminhados articulem esses vieses de maneira interdisciplinar, pois se entende que a temática proposta transita desde as Ciências Humanas até as Ciências da Saúde, já que a natureza do fenômeno que envolve o processo de morte e morrer não é única, mas sim limítrofe de todas as áreas do conhecimento.

A revista Asas da Palavra (Qualis A4) publica artigos em português, inglês e espanhol. Para este número, podem submeter trabalhos doutores vinculados a uma instituição de nível superior; doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, obrigatoriamente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de doutor(a).

As submissões precisam estar em conformidade com as diretrizes para autores (https://bit.ly/AsasDiretrizes) e os artigos aprovados serão publicados na edição v. 21, n. 2, a ser lançada em dezembro de 2024.

As contribuições podem ser enviadas para o e-mail revistaasasdapalavra@gmail.com até 20 de agosto de 2024. As informações referentes ao nome, e-mail, orcid e minibio dos autores devem ser enviadas no corpo do e-mail. 


Organização:
Profa. Dra. Márcia Maria de Medeiros (PPGES/UEMS)
Prof. Dr. Douglas Junio Fernandes Assumpção (PPGCLC /PPAD – UNAMA)