DONA ANA, POR TIAGO COELHO
DOI:
https://doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1260Palavras-chave:
Fotografia, Arte contemporânea, Estética, Representação, IX Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.Resumo
Este ensaio reproduz uma experiência de percepção e interrelação com a instalação "Dona Ana", de Tiago Coelho, obra selecionada ao IX Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. A partir de proposições técnicas, estéticas e conceituais, revela-se a obra em seu aspecto representacional/documental apoiados em Santaella (1993) e Dewey (2010). Apreende-se assim a obra enquanto arte contemporânea por sua poética relacional entre arte e vida, imagem e imaginário, e seus entremeios.
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage do Brasil, 2016.
AUMONT, Jacques. A imagem. 16.ed. São Paulo: Papirus, 2012.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 2.ed. São Paulo: Martins Editora, 2008.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Portugal: Relógio D’Água, 1991.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
BOAVENTURA JR, Julio; RODRIGUES, Manuela. Tiago Coelho, Oitenta Mundos, 2016. Disponível em: https://oitentamundos.com.br/tiago-coelho-4006210139cf. Acesso em: 15 jun. 2018.
CANCLINI, Néstor Garcia. A Sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. São Paulo: EDUSP, 2012.
COELHO, Tiago. "Dona Ana" - Retratos em Japim. Disponível em: https://vimeo.com/175320271. Acesso em: 16 jun. 2018.
COELHO, Tiago. Tiago Coelho - Dona Ana. Disponível em: https://vimeo.com/78598725. Acesso em: 16 jun. 2018.
COELHO, Tiago. Miss Ana, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_tD6evvRrw4. Acesso em: 16 jun. 2018.
COELHO, Tiago. Miss Ana, Lens Culture, s.d.. Disponível em: https://www.lensculture.com/articles/tiago-coelho-miss-ana. Acesso em: 15 jun. 2018.
COELHO, Tiago. Tiago Coelho, s.d. Disponível em: http://tiagocoelho.com.br. Acesso em: 15 jun. 2018.
CORTE, Marina. Tiago Coelho, Perfil, UNICOS, 2012. Disponível em: http://www.unicos.cc/tiago-coelho/#.WyPDYhJKjMI. Acesso em: 15 jun. 2018.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GOFFMAN, Erwin. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes (Trad.). Rio de Janeiro: LTC, 1975.
IV Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Disponível em: http://www.diariocontemporaneo.com.br/. Acesso em: 15 jun. 2018.
LIPOVETSKY, Gilles. A Estetização do Mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
MOTTA-MAUÉS, M. A. 'Trabalhadeiras' & 'camarados': relações de gênero, ritualização e simbolismo numa comunidade amazônica, Belém, UFPA, 1993.
NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lúcia. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
PANOFSKI, Erwin. Significado nas Artes Visuais. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das Imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SANTAELLA, Lúcia. Teoria Geral dos Signos. São Paulo: Editora Ática, 1995.
______________. A Percepção - uma teoria semiótica. São Paulo: Experimento, 1993.
SOULAGES, François. Estética da Fotografia: perdas e permanências. São Paulo: Senac, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Maria Mártyres Venturini Passos, Will Montenegro Teixeira, Inara de Araújo Carvalho, Silvia de Souza Leão
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.