DONA ANA, POR TIAGO COELHO
DOI:
https://doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1260Palavras-chave:
Fotografia, Arte contemporânea, Estética, Representação, IX Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.Resumo
Este ensaio reproduz uma experiência de percepção e interrelação com a instalação "Dona Ana", de Tiago Coelho, obra selecionada ao IX Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. A partir de proposições técnicas, estéticas e conceituais, revela-se a obra em seu aspecto representacional/documental apoiados em Santaella (1993) e Dewey (2010). Apreende-se assim a obra enquanto arte contemporânea por sua poética relacional entre arte e vida, imagem e imaginário, e seus entremeios.
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage do Brasil, 2016.
AUMONT, Jacques. A imagem. 16.ed. São Paulo: Papirus, 2012.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 2.ed. São Paulo: Martins Editora, 2008.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Portugal: Relógio D’Água, 1991.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
BOAVENTURA JR, Julio; RODRIGUES, Manuela. Tiago Coelho, Oitenta Mundos, 2016. Disponível em: https://oitentamundos.com.br/tiago-coelho-4006210139cf. Acesso em: 15 jun. 2018.
CANCLINI, Néstor Garcia. A Sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. São Paulo: EDUSP, 2012.
COELHO, Tiago. "Dona Ana" - Retratos em Japim. Disponível em: https://vimeo.com/175320271. Acesso em: 16 jun. 2018.
COELHO, Tiago. Tiago Coelho - Dona Ana. Disponível em: https://vimeo.com/78598725. Acesso em: 16 jun. 2018.
COELHO, Tiago. Miss Ana, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_tD6evvRrw4. Acesso em: 16 jun. 2018.
COELHO, Tiago. Miss Ana, Lens Culture, s.d.. Disponível em: https://www.lensculture.com/articles/tiago-coelho-miss-ana. Acesso em: 15 jun. 2018.
COELHO, Tiago. Tiago Coelho, s.d. Disponível em: http://tiagocoelho.com.br. Acesso em: 15 jun. 2018.
CORTE, Marina. Tiago Coelho, Perfil, UNICOS, 2012. Disponível em: http://www.unicos.cc/tiago-coelho/#.WyPDYhJKjMI. Acesso em: 15 jun. 2018.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GOFFMAN, Erwin. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes (Trad.). Rio de Janeiro: LTC, 1975.
IV Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Disponível em: http://www.diariocontemporaneo.com.br/. Acesso em: 15 jun. 2018.
LIPOVETSKY, Gilles. A Estetização do Mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
MOTTA-MAUÉS, M. A. 'Trabalhadeiras' & 'camarados': relações de gênero, ritualização e simbolismo numa comunidade amazônica, Belém, UFPA, 1993.
NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lúcia. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
PANOFSKI, Erwin. Significado nas Artes Visuais. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das Imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SANTAELLA, Lúcia. Teoria Geral dos Signos. São Paulo: Editora Ática, 1995.
______________. A Percepção - uma teoria semiótica. São Paulo: Experimento, 1993.
SOULAGES, François. Estética da Fotografia: perdas e permanências. São Paulo: Senac, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Maria Mártyres Venturini Passos, Will Montenegro Teixeira, Inara de Araújo Carvalho, Silvia de Souza Leão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.