CIBERPOEMAS E LEITURA EM CAPPARELLI.COM.BR
DOI:
https://doi.org/10.17648/asas.v17i1.2100Palavras-chave:
Leitura, Leitor, Ciberpoesia, Sérgio Capparelli.Resumo
A literatura, como um processo de escrita e manifestação do indivíduo enquanto ser integrante de um contexto social, histórico e político, caminhou junto à evolução humana e passou dos registros rupestres, ao papiro, à prensa e, hoje, integra também o meio digital. Da mesma forma, a poesia chegou às mídias digitais, entre elas o computador, transformada pela união entre palavra, imagem e som, dando origem a ciberpoesia, capaz de instigar o olhar de descoberta para o leitor, principalmente, quando este é uma criança, estimulando seus sentidos e sensações. Por isso, a fim de analisar a ciberpoesia, em especial aquela que pode ser destinada a crianças, buscou-se no site de Sérgio Capparelli subsídio material para a conclusão desta atividade à luz de um vasto, porém não estanque, referencial teórico acerca da cibercultura. Dessa forma, o presente artigo objetiva discutir questões teóricas a respeito da literatura infantil, tendo como recorte os poemas digitais do site de Sérgio Capparelli. A metodologia empregada é a pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico, de caráter analítico-qualitativo para análise dos poemas, tendo como base os pressupostos teóricos sobre literatura digital, a partir de Hayles (2009), Lévy (2000), Santaella (2004, 2012a, 2014), Torres (2010); conceito de literatura Infantil e juvenil por meio de Hunt (2010); questões ligadas à teoria literária e à contemporaneidade por meio de estudiosos como Compagnon (2014), Berman (1986), Bauman (2001), Canclini (2003), entre outros. Leitura de poemas digitais pode auxiliar no letramento literário e digital. O site de Capparelli, por ser de fácil acesso por meio do computador e dos dispositivos móveis, constitui um objeto interessante de estudo.
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