DIÁLOGOS VIRTUAIS COMO ESTRATÉGIA DE APOIO À SAÚDE MENTAL EM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Alexandre Theo de Almeida Cruz Ministério Público do Estado do Pará e Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-1023-5300
  • Jandira Miranda da Silva Ministério Público do Estado do Pará e Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i2.2164

Palavras-chave:

Pandemia. Covid-19. Isolamento Social. Diálogo Virtual. Saúde Mental.

Resumo

Este trabalho é fruto da experiência do uso de círculos virtuais de diálogo no âmbito do Ministério Público do Pará como forma de proporcionar apoio emocional aos seus integrantes por meio da escuta dos sentimentos e experiências acerca das repercussões provocadas na saúde mental pelo isolamento social no contexto da pandemia do covid-19. Os círculos virtuais tem como base os princípios e fundamentos da Justiça Restaurativa (ZEHR, 2008), dos círculos de diálogo e construção de paz (PRANIS, 2010) e da Comunicação não-violenta (ROSEMBERG, 2006), com a abordagem de temas como ansiedade e medo, morte e finitude humana e espiritualidade. A experiência mostrou-se uma estratégia importante no enfrentamento do sofrimento emocional em tempos de pandemia, com valorização da escuta, do diálogo e da autonomia, uma oportunidade para que as pessoas dialogassem sobre sentimentos, compreensões e formas de lidar com as repercussões desta situação de pandemia no cotidiano de suas vidas.

 

Biografia do Autor

Alexandre Theo de Almeida Cruz, Ministério Público do Estado do Pará e Universidade Federal do Pará

Psicólogo do Ministério Público do Estado do Pará. Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica e Social pela UFPa. Doutorando do Programa de Pós-Graduaçao em psicologia clínica da UFPa. Integrante do Projeto "Clínica virtual da UFPa" que oferece atendimento psicológico na época da pandemia de Covid-19. Facilitador de círculos de diálogos.

Jandira Miranda da Silva, Ministério Público do Estado do Pará e Universidade Federal do Pará

Assistente Social do Ministério Público do Estado do Pará e da Secretaria Estadual de Saúde Pública. Mestre em Serviço Social pela UFPa, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPa. Facilitadora de círculos de diálogos.

Referências

BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. No coração da esperança: guia de práticas circulares. Tradução de Fátima de Bastiani. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Artes Gráficas, 2011

FIOCRUZ/ Ministério da Saúde. Saúde Mental e atenção psicossocial na pandemia de covid-19: recomendações gerais. Fiocruz, Brasília, 2020.

PRANIS, Kay. Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz. Guia do facilitador. Tradução: Fátima De Bastiani. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, 2011.

____________. Processos circulares. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2010.

ROSEMBERG, Marshall B. Comunicação Não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais/tradução Mário Vilela. São Paulo: Ágora, 2006.

ZERH, Howard. Trocando as lentes: um novo enfoque sobre o crime e a justiça, São Paulo: Editora Palas Athena, 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-09