PEQUENAS POESIAS PARA TEMPOS DE PANDEMIA: UM PROJETO AMOROSO

Autores

  • Patricia de Oliveira Branquinho Silva SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SEE-MG
  • Katia Cilene da Costa MESTRANDA EM EDUCAÇÃO- PPGE UFTM

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i2.2168

Palavras-chave:

Isolamento social. Pandemia. Arte-educação. Educação Básica. Educação Pública.

Resumo

O presente relato tem por objetivo descrever a experiência de um projeto de arte-educação, “Pequenas Poesias para Tempos de Pandemia”, criado por umcoletivo de arte-educadores e desenvolvido durante os tempos de isolamento social no Brasil devido à pandemia motivada pelo coronavírus. O projeto em questão visa abrandar os impactos causados pelo isolamento social, como mostram os estudos de Lima (2020) e Schuchmann et al. (2020). Iniciado em maio de 2020, e tendo atingido, até o momento, 385 pessoas, este projeto consiste em enviar cartas com poesias, desenhos e pinturas para estudantes da educação básica em isolamento social no município de Uberaba (MG). Conclui-se que o recebimento de cartas surpreendeu os estudantes e provocou admiração e sentimento de carinho. Devido ao êxito dos primeiros resultados, o projeto entrará numa segunda etapa.

Biografia do Autor

Patricia de Oliveira Branquinho Silva, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SEE-MG

MESTRE EM EDUCAÇÃO - PPGE UFTM, ESPECIALISTA EM ENSINO DE SOCIOLOGIA - UNB , ESPECIALISTA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS- FIOCRUZ , GRADUADA EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - PROFESSORA DO ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA

Katia Cilene da Costa, MESTRANDA EM EDUCAÇÃO- PPGE UFTM

MESTRANDA EM EDUCAÇÃO- PPGE UFTM, ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - FEU, GRADUADA EM PEDAGOGIA - UFV PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

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Publicado

2020-12-09