COVID-19: A CANÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO EMOCIONAL DA QUARENTENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i2.2332

Palavras-chave:

Música. COVID-19. Subjetividade. Quarentena. Memória afetiva.

Resumo

Confinados em suas residências durante a pandemia do COVID-19, os brasileiros tiveram que criar, consciente ou inconscientemente, algumasestratégias para a manutenção mínima da saúde psicológica. Dentre essas estratégias detectamos a utilização de canções (ou seja, da palavra cantada), notadamente as mais nostálgicas, como instrumento ativo de enfrentamento emocional dos sofrimentos psíquicos causados pela quarentena. Assim, o presente estudo, inserido na confluência entre palavra, grande mídia e psicologia, lança uma reflexão atual sobre o poder restaurador de nosso objeto de trabalho e pesquisa: o universo das letras.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Weisz, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Licenciada em Língua Portuguesa/Língua Inglesa. Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica.
Pedagoga com especialização em Administração e Supervisão Escolar. Formação complementar em Alfabetização e Inclusão Escolar.
Autora do livro Cenas do Cotidiano (Editora Buqui), obra composta por contos e com o objetivo de formação de público para
Literatura Brasileira Contemporânea. Atuação na Educação desde 1989, com experiência em todos os graus de ensino
(Fundamental, Médio e Universidade).

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Publicado

2020-12-09