EDUÇAÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS POR MEIO DA LITERATURA DE CORDEL

Autores

  • Grayce Alencar Albuquerque Faculdade de Medicina ABC
  • Taina Araújo Rocha Universidade Regional do Cariri
  • Gledson Michel da Silva Leite Universidade Regional do Cariri
  • Suzete Gonçalves Caçula Universidade Regional do Cariri
  • Mariane Ribeiro Lopes Universidade Regional do Cariri
  • Vaneska Hellen Campos Araruna Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i2.2333

Palavras-chave:

Coronavírus. Educação. Educação em saúde. Literatura. Saúde.

Resumo

A literatura de cordel pode auxiliar no enfrentamento do novo coronavírus ao disseminar informações a seu respeito. Desta forma, objetivou-se relatar aexperiência de extensão de um grupo de educação tutorial frente à confecção de uma literatura de cordel sobre o novo coronavírus. O cordel foi elaborado em 18 estrofes, e seu conteúdo confeccionado a partir de documentos que versam sobre o tema, sendo apresentados em quatro categorias: (a) definição e sintomatologia da COVID-19, (b) formas de prevenção, (c) diagnóstico e assistência, e (d) cuidados para recuperação após contaminação. A literatura de cordel mostra-se como estratégia válida para a promoção da saúde e aproximação do público, de maneira didática e cultural, com a temática.

Biografia do Autor

Grayce Alencar Albuquerque, Faculdade de Medicina ABC

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Professora Permanente do Mestrado Acadêmico de Enfermagem da
Universidade Regional do Cariri e do Mestrado Profissional da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, Professora Adjunta do Curso de i
Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Tutora do Programa de Educação Tutorial Enfermagem da Universidade Regional do Cariri.

Taina Araújo Rocha, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri, Pós-graduanda em Enfermagem e Saúde da Mulher pela Faculdade Venda Nova do Imigrante,
Integrante da Liga de Doenças Negligenciadas da Universidade Regional do Cariri.

Gledson Michel da Silva Leite, Universidade Regional do Cariri

Graduando em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Enfermagem da Universidade Regional
do Cariri

Suzete Gonçalves Caçula, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Enfermagem da Universidade
Regional do Cariri.

Mariane Ribeiro Lopes, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Enfermagem da Universidade Regional
do Cariri

Vaneska Hellen Campos Araruna, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Enfermagem da
Universidade Regional do Cariri.

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Publicado

2020-12-09