SIGNOS INDICIAIS (INVENTIVOS) EM IRACEMA, UMA TRANSA AMAZÔNICA (1974)

Autores

  • Rafael Wagner dos Santos Costa Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Vithória Cristina Borges Barreto Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v18i1.2455

Palavras-chave:

Cinema. Semiose. Índice. Invenção. Amazônia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo tecer uma análise semiótica acerca dos signos cinematográficos encontrados no filme Iracema, uma transa amazônica (1974). Para tanto, utiliza-se os aportes teóricos de Charles Sanders Peirce, compreendido na concepção de sua fenomenologia, bem como na formulação de seu signo triádico e suas respectivas tricotomias,tendo como eixo os signos indiciais presentes na obra de Jorge Bodanzky e Orlando Sena. Através da análise de fotogramas, conclui-se que tais signos indiciais possuem um caráter mais inventivo do que propriamente representativo quando os personagens comuns do filme recriam suas próprias realidades no ambiente amazônico dos anos 1970, mas que ainda mantém sua contemporaneidade.

Biografia do Autor

Rafael Wagner dos Santos Costa, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professor Adjunto IV do curso de Jornalismo Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutorem Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre emComunicação pela Universidade de Marília (UNIMAR) e graduado em Comunicação Social -habilitação em Relações Públicas pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Vithória Cristina Borges Barreto, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Discente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Bolsista deIniciação Científica/CNPQ da UNIFAP.

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Publicado

2021-06-29