FOOTING: ATIVIDADE SOCIAL NUMA CIDADE CAMINHÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v20i2.3205

Palavras-chave:

Espaço público. Rua. Urbanidade. Footing. Cidade caminhável.

Resumo

O presente artigo objetivou analisar e refletir sobre o espaço público e a cidade a fim de compreender melhor o que seria uma cidade caminhável. Para isso, analisou-se a relação entre acessibilidade, mobilidade urbana sustentável, mobilização, controle social, a paisagem e a cidade desenhada para conviver com o intuito de entender como tudo isso influencia a forma como as pessoas veem a cidade onde moram e se apropriam dela. Também se buscou na história da cidade de Erechim a prática do footing por ser uma atividade social que os moradores faziam ao passearem ao longo da Avenida Maurício Cardoso situada na frente do antigo Café Grazziotin. E a possível utilização dessa prática ao longo do espaço pensados no trabalho de Favaretto et al. em O Sistema de Espaços Livres na Cidade de Erechim, RS, Brasil e o Planejamento da Paisagem onde as autoras dessa forma estamos recorrendo ao passado para de forma criativa resolvermos uma questão do presente.

Biografia do Autor

Ana Maria Schuch Araujo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Docente do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, RS. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participa dos Grupos de Pesquisa CNPQ: Projeto e Tecnologia da Arquitetura (Erechim) e ACASA: inventário patrimonial das formas de morar (Belém) UNAMA.

Daiane Regina Valentini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Docente do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, RS. Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participa dos Grupos de Pesquisa CNPQ: Projeto e Tecnologia da Arquitetura (Erechim), Pesquisas Sobre Usos do Território e Dinâmicas Socioespaciais - GETESE (Chapecó) - UFFS, Grupo de Pesquisa Projeto e Representação do Ambiente – UFRJ.

Downloads

Publicado

2023-12-22