MUDANÇAS QUE ESTIMULAM CONSUMO NAS PLATAFORMAS PODEM AFETAR ALCANCE DE SITES JORNALÍSTICOS
Palavras-chave:
Jornalismo, Redes Sociais Digitais, Consumo de Notícias, Web PlataformizadaResumo
Mudanças em plataformas como Facebook e X podem estar afetando estratégias e receitas de sites jornalísticos que focaram nas redes sociais digitais como ferramenta de distribuição de conteúdo. Em um cenário de web plataformizada (Helmond, 2019), redes ampliaram seu poder como intermediárias (Nielsen; Ganter, 2017), inicialmente levando audiência aos sites e, depois, hospedando o conteúdo noticioso (Poell et al, 2018) em um processo de redução no direcionamento de tráfego para estimular o consumo dentro da própria plataforma. Realizamos um estudo interpretativo inicial desse fenômeno com base no cruzamento de exemplos recentes de jornais com duas pesquisas empíricas de hábitos de consumo dos leitores na internet, feitas pelo Reuters Institute for the Study of Journalism em 2023 e 2024. Ao fim, é possível sinalizar uma tendência de enfrentamento à dependência das redes sociais digitais. Um processo de retorno dos jornais ao tráfego direto pode ser visto como uma possível solução.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Myrian Del Vecchio de Lima, Lucas Rozentalski do Paraizo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.