NARRATIVAS PARAENSES E EUROPEIAS NA AMAZÔNIA - IDENTIDADES, MEMÓRIAS E JOGOS DE PODER

Autores

  • Haline Fernanda Silva MELO Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Helder Fabrício Brito RIBEIRO Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Hellen Cristina Aleixo Azeredo MOURA Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.17648/1415-7950-v14n1-989

Palavras-chave:

Sujeitos. Identidades. Representações Sociais

Resumo

Atualmente, os Estudos de Literatura têm procurado aproximar o diálogo crítico e epistemológico entre Literatura e as mais diferentes áreas do conhecimento humano. Tal fato já se tornou, inclusive, uma das premissas da Literatura Comparada, que há muito deixou de fazer análises simplesmente binárias entre as diferentes literaturas (autor- autor; personagem-personagem, etc.). Sob esta perspectiva, este trabalho propõe intersectar os trânsitos e recortes culturais existentes entre a literatura colonizadora europeia e as narrativas amazônicas para projetar marcas e marcos que venham a compor a cultura amazônida nortista híbrida, tendo como objetos de estudo a literatura, a língua e algumas imagens da arquitetura de Belém. A língua, neste estudo, deve ser entendida como entidade social em constante transformação por nós que a inventamos e reinventamos todos os dias, sendo uma das principais manifestações da nossa brasilidade, formada por inúmeros sotaques e expressões. Na proposta deste artigo, faremos uma breve análise comparatista dos jogos de poder presentes em alguns topônimos da Amazônia, através das narrativas paraenses e europeias, entendendo que a primeira se relaciona com a indígena e a segunda com as espanholas e as portuguesas. O termo narrativa foi escolhido por seu valor polissêmico. Nesta ótica de narrativa, entendida como expressão de histórias, sendo elas europeias ou dos nativos- os índios; trataremos neste estudo comparatista apoiando-nos nos gêneros crônica de viagem e mito. A metodologia desta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e um
cunho bibliográfico. Para tanto, este estudo, articula-se entre as categorias “Ensino de Literatura” – Regina Zilberman, “Literatura Comparada” – Carvalhal (1994); “Identidade” - Maldonato (2005), Tupiassu (2000) dentre outros.

Biografia do Autor

Haline Fernanda Silva MELO, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura - PPGCLC/UNAMA. Turma 2016.2.

Helder Fabrício Brito RIBEIRO, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura - PPGCLC/UNAMA. Turma 2016.2.

Hellen Cristina Aleixo Azeredo MOURA, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura - PPGCLC/UNAMA. Turma 2016.2.

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Publicado

2018-03-07

Edição

Seção

Artigos