DOBRA BARROCA, DOBRA PÓS-MODERNA: DESLOCAMENTO, REPETIÇÃO E TRANS-HISTORICIDADE NA ARQUITETURA

Mateus Carvalho Nunes

Resumo


Este trabalho pretende analisar as manifestações do conceito de “dobra”, proposto por Gilles Deleuze (1925-1995) em “Le pli: Leibniz et le Baroque” (1988), no pensamento barroco e pós-moderno e em suas aplicações no campo da arte e da arquitetura. Objetiva explicitar características convergentes nestes dois momentos, abordados tanto como períodos históricos e estilísticos, quanto pensamentos com essências sobreviventes. Discute sobre a complexidade, deslocamento, repetição, subjetividade e movimento em Francesco Borromini (1599-1667) e em Peter Eisenman (n. 1932) a partir da perspectiva trans-histórica de Aby Warburg (1866-1929).


Palavras-chave


Dobra; Gilles Deleuze; Barroco e Pós-modernismo; História da Arte; Teoria da Arquitetura; Aby Warburg

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1251

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