DOBRA BARROCA, DOBRA PÓS-MODERNA: DESLOCAMENTO, REPETIÇÃO E TRANS-HISTORICIDADE NA ARQUITETURA
DOI:
https://doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1251Palavras-chave:
Dobra, Gilles Deleuze, Barroco e Pós-modernismo, História da Arte, Teoria da Arquitetura, Aby WarburgResumo
Este trabalho pretende analisar as manifestações do conceito de “dobra”, proposto por Gilles Deleuze (1925-1995) em “Le pli: Leibniz et le Baroque” (1988), no pensamento barroco e pós-moderno e em suas aplicações no campo da arte e da arquitetura. Objetiva explicitar características convergentes nestes dois momentos, abordados tanto como períodos históricos e estilísticos, quanto pensamentos com essências sobreviventes. Discute sobre a complexidade, deslocamento, repetição, subjetividade e movimento em Francesco Borromini (1599-1667) e em Peter Eisenman (n. 1932) a partir da perspectiva trans-histórica de Aby Warburg (1866-1929).
Referências
ADAMS, Tim (1993). The Eisenman-Deleuze Fold. Tese de bacharelado em Arquitetura. Auckland: University of Auckland.
BAETA, Rodrigo Espinha (2012). Teoria do Barroco. Salvador: EDUFBA – PPGAU.
CHANTELOU, Paul Fréart de (1972). Journal du Voyage en France du Cavalier Bernin. Nova York: Burt Franklin Reprints apud BAETA, Rodrigo Espinha (2012). Teoria do Barroco. Salvador: EDUFBA – PPGAU.
DELEUZE, Gilles (1988). Le pli: Leibniz et le barroque. Paris: Editions de Minuit.
______. (2000). Différence et répétition. Paris: Presses Universitaires de France (PUF).
______. (2012). A dobra: Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (1995). Capitalisme et Schizophrenie: Mille Plateaux. Paris: Editions de Minuit.
______. (1995). Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Editora 34.
DERRIDA, Jacques (1987). The Truth in Painting. Chicago: The University of Chicago Press.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2013). A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto.
EISENMAN, Peter (2005). Ins Leere geschrieben: Schriften & Interviews 2 (Ed. by Peter Engelmann). Vienna: Passagen Verlag, apud SCHRAMKE, Sandra (2016). “3D Code: Folding in the Architecture of Peter Eisenman” In: SCHAFFNER, Wolfgang; FRIEDMAN, Michael (Eds.), On Folding: Towards a New Field of Interdisciplinary Research. Viena, Transcript Verlag. pp. 115-138.
GOMBRICH, Ernst Hans (2012). A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
HYMAN, Stanley Edgar (1955). The Armed Vision. Nova York: Vintage Books.
O’SULLIVAN, Simon (2005). Definition: ‘Fold’. In: The Deleuze Dictionary. Edinburgh: Edinburgh University Press.
SERRÃO, Vitor (2007). A Trans-Memória das Imagens – Estudos Iconológicos de Pintura Portuguesa (Séculos XVI-XVIII). Chamusca: Edições Cosmos, 2007.
SILVA, Regina Helena Dutra Rodrigues Ferreira (1989). Wölfflin: estrutura e forma na visualidade artística. In: WÖLFFLIN, Heinrich. Renascença e Barroco: estudo sobre a essência do estilo Barroco e a sua origem na Itália. São Paulo: Perspectiva.
TRINDADE, Elna Maria Andersen Trindade (2017). O desenhador de Belém: Antônio José Landi e o movimento das imagens na Amazônia colonial (1753-1791). Tese de Doutorado em História. Belém: Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará.
VENTURI, Robert (2004). Complexidade e contradição em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes.
WAIZBORT, Leopoldo (2015). Apresentação. In WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras.
WARBURG, Aby (2010). Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones Akal Sa.
______. (2015). Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras.
WÖLFFLIN, Heinrich (1989). Conceitos fundamentais da história da arte: o problema da evolução dos estilos na arte mais recente. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Arquivos adicionais
- Vincent Van Gogh: “Trigal com corvos”. Óleo sobre tela, 1890.
- Ponto de inflexão
- Desenho do nicho central e da janela do segundo piso da fachada do Oratorio di San Filippo Neri, desenhado por Francesco Borromini, construído entre 1637 e 1648
- Diagramas da House III, de Peter Eisenman (Eisenman Architects, 1969)
- Croqui do projeto para o Parc de la Vilette, de Peter Eisenman (Eisenman Architects, 1987)
- Atlas Mnemosyne, Aby Warburg. Painel 48: Fortuna. Símbolo discutido do homem que se liberta (1929)
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mateus Carvalho Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.