DOBRA BARROCA, DOBRA PÓS-MODERNA: DESLOCAMENTO, REPETIÇÃO E TRANS-HISTORICIDADE NA ARQUITETURA
DOI:
https://doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1251Palabras clave:
Dobra, Gilles Deleuze, Barroco e Pós-modernismo, História da Arte, Teoria da Arquitetura, Aby WarburgResumen
Este trabalho pretende analisar as manifestações do conceito de “dobra”, proposto por Gilles Deleuze (1925-1995) em “Le pli: Leibniz et le Baroque” (1988), no pensamento barroco e pós-moderno e em suas aplicações no campo da arte e da arquitetura. Objetiva explicitar características convergentes nestes dois momentos, abordados tanto como períodos históricos e estilísticos, quanto pensamentos com essências sobreviventes. Discute sobre a complexidade, deslocamento, repetição, subjetividade e movimento em Francesco Borromini (1599-1667) e em Peter Eisenman (n. 1932) a partir da perspectiva trans-histórica de Aby Warburg (1866-1929).
Citas
ADAMS, Tim (1993). The Eisenman-Deleuze Fold. Tese de bacharelado em Arquitetura. Auckland: University of Auckland.
BAETA, Rodrigo Espinha (2012). Teoria do Barroco. Salvador: EDUFBA – PPGAU.
CHANTELOU, Paul Fréart de (1972). Journal du Voyage en France du Cavalier Bernin. Nova York: Burt Franklin Reprints apud BAETA, Rodrigo Espinha (2012). Teoria do Barroco. Salvador: EDUFBA – PPGAU.
DELEUZE, Gilles (1988). Le pli: Leibniz et le barroque. Paris: Editions de Minuit.
______. (2000). Différence et répétition. Paris: Presses Universitaires de France (PUF).
______. (2012). A dobra: Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (1995). Capitalisme et Schizophrenie: Mille Plateaux. Paris: Editions de Minuit.
______. (1995). Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Editora 34.
DERRIDA, Jacques (1987). The Truth in Painting. Chicago: The University of Chicago Press.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2013). A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto.
EISENMAN, Peter (2005). Ins Leere geschrieben: Schriften & Interviews 2 (Ed. by Peter Engelmann). Vienna: Passagen Verlag, apud SCHRAMKE, Sandra (2016). “3D Code: Folding in the Architecture of Peter Eisenman” In: SCHAFFNER, Wolfgang; FRIEDMAN, Michael (Eds.), On Folding: Towards a New Field of Interdisciplinary Research. Viena, Transcript Verlag. pp. 115-138.
GOMBRICH, Ernst Hans (2012). A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
HYMAN, Stanley Edgar (1955). The Armed Vision. Nova York: Vintage Books.
O’SULLIVAN, Simon (2005). Definition: ‘Fold’. In: The Deleuze Dictionary. Edinburgh: Edinburgh University Press.
SERRÃO, Vitor (2007). A Trans-Memória das Imagens – Estudos Iconológicos de Pintura Portuguesa (Séculos XVI-XVIII). Chamusca: Edições Cosmos, 2007.
SILVA, Regina Helena Dutra Rodrigues Ferreira (1989). Wölfflin: estrutura e forma na visualidade artística. In: WÖLFFLIN, Heinrich. Renascença e Barroco: estudo sobre a essência do estilo Barroco e a sua origem na Itália. São Paulo: Perspectiva.
TRINDADE, Elna Maria Andersen Trindade (2017). O desenhador de Belém: Antônio José Landi e o movimento das imagens na Amazônia colonial (1753-1791). Tese de Doutorado em História. Belém: Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará.
VENTURI, Robert (2004). Complexidade e contradição em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes.
WAIZBORT, Leopoldo (2015). Apresentação. In WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras.
WARBURG, Aby (2010). Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones Akal Sa.
______. (2015). Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras.
WÖLFFLIN, Heinrich (1989). Conceitos fundamentais da história da arte: o problema da evolução dos estilos na arte mais recente. São Paulo: Martins Fontes.
Descargas
Archivos adicionales
- Vincent Van Gogh: “Trigal com corvos”. Óleo sobre tela, 1890. (Português (Brasil))
- Ponto de inflexão (Português (Brasil))
- Desenho do nicho central e da janela do segundo piso da fachada do Oratorio di San Filippo Neri, desenhado por Francesco Borromini, construído entre 1637 e 1648 (Português (Brasil))
- Diagramas da House III, de Peter Eisenman (Eisenman Architects, 1969) (Português (Brasil))
- Croqui do projeto para o Parc de la Vilette, de Peter Eisenman (Eisenman Architects, 1987) (Português (Brasil))
- Atlas Mnemosyne, Aby Warburg. Painel 48: Fortuna. Símbolo discutido do homem que se liberta (1929) (Português (Brasil))
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mateus Carvalho Nunes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.