ENSINAR INGLÊS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Priscila Finger do Prado

Resumo


Este trabalho objetiva uma reflexão sobre a pandemia do coronavírus e sobre a forma como ela deve impactar o ensino de inglês. Depois de serem apresentadas informações sobre a pandemia, são destacadas as propostas de três autores para pensar a pandemia, suas causas e consequências, Yuval Noah Harari (2020), Boaventura Sousa Santos (2020) e Ailton Krenak (2020). Depois, é apresentada a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, como um todo, e para o ensino de inglês, especificamente. A Base é o documento mais recente quanto a orientações para o ensino nacional. Por fim, é produzida uma proposta de ensino, que acorda com a reflexão dos autores e com a BNCC. Entende-se que é  necessário um olhar compassivo para o mundo e tal olhar deve fazer parte também do ensino escolar.


Palavras-chave


Covid-19. Globalização. Ambientalismo. BNCC. Ensino de inglês

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. 2018.

FERNANDES, Fábio Gonçalves; CALICCHIO, Fátima Christina. Prática de ensino da língua inglesa I. Maringá: UNICESUMAR, 2019.

HARARI, Yuval Noah. Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade. Trad. Odorico Leal. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MARECO, Raquel Tiemi Masuda; ASSIS, André William Alves. Prática de ensino da língua inglesa II. Maringá: UNICESUMAR, 2018.

SANTOS, Boaventura Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v17i2.2166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Asas da Palavra está indexada nos diretórios e bases que seguem:

            .  



 

ISSN:1415-7950