ENSINAR INGLÊS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

  • Priscila Finger do Prado Universidade Estadual do Centro-oeste

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i2.2166

Palabras clave:

Covid-19. Globalização. Ambientalismo. BNCC. Ensino de inglês

Resumen

Este trabalho objetiva uma reflexão sobre a pandemia do coronavírus e sobre a forma como ela deve impactar o ensino de inglês. Depois de serem apresentadas informações sobre a pandemia, são destacadas as propostas de três autores para pensar a pandemia, suas causas e consequências, Yuval Noah Harari (2020), Boaventura Sousa Santos (2020) e Ailton Krenak (2020). Depois, é apresentada a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, como um todo, e para o ensino de inglês, especificamente. A Base é o documento mais recente quanto a orientações para o ensino nacional. Por fim, é produzida uma proposta de ensino, que acorda com a reflexão dos autores e com a BNCC. Entende-se que é  necessário um olhar compassivo para o mundo e tal olhar deve fazer parte também do ensino escolar.

Biografía del autor/a

Priscila Finger do Prado, Universidade Estadual do Centro-oeste

Graduação em Letras pela UFSM.  Mestrado em Letras pela UFSM. Doutorado em Letras pela UFPR. Professora no Departamento de Letras da UNICENTRO.

Citas

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. 2018.

FERNANDES, Fábio Gonçalves; CALICCHIO, Fátima Christina. Prática de ensino da língua inglesa I. Maringá: UNICESUMAR, 2019.

HARARI, Yuval Noah. Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade. Trad. Odorico Leal. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MARECO, Raquel Tiemi Masuda; ASSIS, André William Alves. Prática de ensino da língua inglesa II. Maringá: UNICESUMAR, 2018.

SANTOS, Boaventura Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

Publicado

2020-12-09