ENSINAR INGLÊS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/asas.v17i2.2166Palavras-chave:
Covid-19. Globalização. Ambientalismo. BNCC. Ensino de inglêsResumo
Este trabalho objetiva uma reflexão sobre a pandemia do coronavírus e sobre a forma como ela deve impactar o ensino de inglês. Depois de serem apresentadas informações sobre a pandemia, são destacadas as propostas de três autores para pensar a pandemia, suas causas e consequências, Yuval Noah Harari (2020), Boaventura Sousa Santos (2020) e Ailton Krenak (2020). Depois, é apresentada a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, como um todo, e para o ensino de inglês, especificamente. A Base é o documento mais recente quanto a orientações para o ensino nacional. Por fim, é produzida uma proposta de ensino, que acorda com a reflexão dos autores e com a BNCC. Entende-se que é necessário um olhar compassivo para o mundo e tal olhar deve fazer parte também do ensino escolar.
Referências
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. 2018.
FERNANDES, Fábio Gonçalves; CALICCHIO, Fátima Christina. Prática de ensino da língua inglesa I. Maringá: UNICESUMAR, 2019.
HARARI, Yuval Noah. Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade. Trad. Odorico Leal. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MARECO, Raquel Tiemi Masuda; ASSIS, André William Alves. Prática de ensino da língua inglesa II. Maringá: UNICESUMAR, 2018.
SANTOS, Boaventura Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.
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