O SISTEMA DE APRENDIZAGEM UBÍQUA E AS ESTRATÉGIAS DO DESIGN DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DIGITAIS

Autores

  • Rodolfo Silva Marques Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Mario Camarao França Neto Universidade da Amazônia (UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v19i1.2682

Palavras-chave:

Tecnologia digital. Design de educação. Ubiquidade.

Resumo

O contexto pandêmico, que o mundo vivencia desde o final de 2019, acelerou ainda mais os processos de ensino e aprendizagem mediados por instrumentos digitais. A busca por meios de ensino digitais mais formatados e resistentes resulta em experiências desafiadoras. O uso da tecnologia digital e o design de educação conecta professores, alunos, mercado e comunidade, em volta de novos espaço e ambientes. Este artigo discute os conceitos de ubiquidade no contexto da Educação e da Comunicação, a partir de um exemplo prático e experimental. Usam-se, como métodos, a revisão de literatura e o estudo de caso, a partir do projeto Sistema Educacional UBÍQUA, desenvolvido pelo Grupo Ser Educacional a partir de 2020. Como conclusões, afirma-se que o uso intenso das tecnologias amplia as possiblidades da educação, que há mudança cultural na gestão de conteúdos nos espaços universitários e que ações como o UBÍQUA devem ser mais comuns como estratégias de se prover metodologias, abordagens e mais conhecimentos.

Biografia do Autor

Rodolfo Silva Marques, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Professor de cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade da Amazônia (UNAMA) e de cursos de Graduação da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5855-0393

E-mail: rodolfo.smarques@gmail.com

Mario Camarao França Neto, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Professor da Universidade da Amazônia (UNAMA). Coordenador dos Cursos de Comunicação Social da mesma instituição. Doutorando em Cibercultura e Redes de Informação – Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (UM / Portugal) e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9763-6408

E-mail: mariocamarao@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-06-29