COMUNICAÇÃO POPULAR E TURISMO COMUNITÁRIO:
CAMINHOS DA ASSOCIAÇÃO ÁGUA DOCE PARA A COP30
Palavras-chave:
Comunicação Popular, Turismo Comunitário, Contranarrativas, Engajamento Social, SustentabilidadeResumo
Este artigo investiga como a Associação Água Doce, situada nos arredores de Palmas (TO), integra saberes tradicionais e práticas coletivas para promover o turismo comunitário e a conservação ambiental em meio aos desafios impostos pelas lógicas colonizadoras e crises climáticas globais. O estudo objetiva compreender a atuação da comunicação popular na mobilização da comunidade, adotando uma abordagem qualitativa que substitui o questionário semiestruturado por dinâmicas conversacionais, oficinas de etnomapeamento e elaboração de roteiros turísticos. O artigo dialoga com referências teóricas e metodológicas que valorizam a comunicação dialógica e a comunicação vinculativa, gerativa de afetos. Conclui que a comunicação popular é indispensável para o empoderamento comunitário e a sustentabilidade do turismo de base comunitária e que as experiências da Associação Água Doce devem ressoar na COP30.
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