O QUINTAL COMO ESPAÇO DE TRADIÇÃO, CULTURA E IDENTIDADE

ANÁLISE DAS PRÁTICAS CULTURAIS E DO LEGADO DO TERNO DO PREGO NAS CONGADAS DE CATALÃO- GOIÁS

Autores

Palavras-chave:

Congada, Cultura, Tradicao, Quintal

Resumo

Este artigo analisa o quintal do Terno do Prego em Catalão, Goiás, como espaço fundamental de cultura, tradição e resistência. Objetiva compreender suas práticas culturais, simbologias e o papel das mulheres na preservação da Congada. Utiliza métodos de observação participante, entrevistas informais e análise de eventos festivos, apoiando-se em autores como Martins (1997), Hall (2003), Santos (1985) e Tuan (1983). Os resultados evidenciam o quintal como espaço de memórias, transmissão de saberes ancestrais, práticas espirituais e fortalecimento identitário. Conclui que o espaço funciona como território de resistência cultural, onde o protagonismo feminino garante a continuidade das tradições afro-brasileiras, reforçando a importância de políticas de valorização e preservação do patrimônio imaterial.

 

Biografia do Autor

Maria Idelma Vieira D’Abadia, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2002). Graduada em Geografia (licenciatura) pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (1990). Professora no curso de Geografia-UEG e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto-Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPGTECCER/UEG)

Milena d Ayala Valva, UEG

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Projeto, Espaço e Cultura pela Universidade de São Paulo (FAU-USP, 2011). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (2001). Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto-Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPGTECCER/UEG).

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutorado em Turismo pela Universidade do Algarve (Portugal), Doutorado e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (IGUFU/Brasil). Professor do Mestrado em Geografia da UEG Campus Cora Coralina ( PPGEO/UEG), do Mestrado e Doutorado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPGTECCER/UEG) e dos cursos de Graduação e Tecnologia da UEG Campus Caldas Novas.

Orlandina Soares da Silva Ramos, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (1999). Pós-graduada em Literatura Brasileira pela Universidade Salgado de Oliveira (2003). Atua como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica em Anápolis-GO. Mestranda no Programa de Pesquisa e Pós-graduação Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás – PPGTECCER/ UEG

Wilcea Pacheco Geraldes, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Universidade Evangélica de Goiás (2005), Especialização em Letramento Informacional, Educação para a Informação pela FIC/UFG (2024). Professora da Rede Pública Municipal, Educação Básica. Discente do Programa de Pesquisa e Pós-graduação Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás – PPGTECCER/ UEG.

Downloads

Publicado

2025-12-26