MEMÓRIA E RESISTÊNCIA EM ENEIDA DE MORAES: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL

Authors

  • Evellin Natasha Figueiredo Da CONCEIÇÃO Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Renilda do Rosário Moreira Rodrigues BASTOS Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.17648/1415-7950-v14n1-983

Keywords:

Amazônia. Memória. Feminino. Resistência

Abstract

A Literatura Amazônica é oriunda de uma vasta produção artística que ultrapassa os limites do regional. É sabido que está para além deste, uma vez que os elementos que norteiam o texto literário apresentam temáticas ditas universais, suscitando discussões questionamentos acerca de dramas e problemáticas humanas que sempre estiveram na história da humanidade. Dentre os temas de grande discussão, destaca-se a memória como um forte elemento encontrado na Literatura de expressão amazônica, sobretudo no que diz respeito à crônica Companheiras de Eneida de Moraes, que proporcionará a discussão a respeito de alternativas para uma educação do sensível, por ilustrar o papel da mulher na sociedade, narrando fatos de lutas, conquistas e diferenças que a sociedade delimita a esse grupo.

Author Biographies

Evellin Natasha Figueiredo Da CONCEIÇÃO, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa
pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Estagiária do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (NECAPS)

Renilda do Rosário Moreira Rodrigues BASTOS, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Ciências Sociais - área de Antropologia - UFPA. Mestre em Teoria Literária -UFPA. É professora Adjunto I da Universidade do Estado do Pará - UEPA. É membro do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA) da UEPA e do IFNOPAP da UFPA. É coordenadora do grupo Griot, grupo que conta histórias e pesquisa a formação contadores de histórias e de leitores.É membro da Academia Curuçaense de Letras, Artes e Ciências - ACLAC

Published

2018-03-07

Issue

Section

Artigos