VER-O-PESO DA publiCIDADE DE BELÉM COMO MARCA SIGNIFICANTE DE LUGAR

Autores/as

  • Luiz LZ Cezar Silva dos SANTOS Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1297

Palabras clave:

Ver-o-Peso, publiCIDADE, Belém, Propaganda, Marca.

Resumen

O artigo tem por premissa fazer um estudo dos significantes e dos significados do mercado do Ver-o-Peso, um dos cartões-postais da cidade de Belém, através da análise do anúncio publicitário veiculado pela Prefeitura para comemorar os 400 anos de fundação da cidade. O estudo tem como foco a construção histórica de representações sociais, culturais, artísticas e politicas da imagem do Ver-o-Peso, desde sua fundação, em contraponto à publiCIDADE governamental acerca deste, como reflexão sobre as representações construídas pelas mensagens comunicacionais sobre o mercado do Ver-o-Peso.

Biografía del autor/a

Luiz LZ Cezar Silva dos SANTOS, Universidade Federal do Pará - UFPA

Pós-Doutor em Comunicação e Consumo pelo PPGCOM/ECA/USP. Doutor em História pela PUC/SP. Mestre em Estudos Literários pela UFMG. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela UFPA. Docente do curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – PPGCom/Facom/ILC/UFPA. Diretor Norte da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade
- ABP2. Autor dos livros: “Sempre Coca-Cola: isso é que é sabor de modernidade” e “publiCIDADE na Belém da belle époque entre os anos de 1870 e 1912”

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Publicado

2018-12-31