UMA NOVA “ECOLOGIA LITERÁRIA”– EFEITOS DA CULTURA DIGITAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA DE JOVENS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/asas.v17i1.2098Palabras clave:
Leitura juvenil, Leitura literária, Práticas de leitura, Cultura digital, Nova ecologia literária.Resumen
O presente trabalho busca compreender as práticas de leitura - o que leem e como leem - de jovens leitores dos 6º e 9º anos do ensino fundamental, em duas escolas públicas de Porto Alegre (RS). Especificamente neste artigo, apresentamos e analisamos dados construídos na pesquisa de campo, buscando, sob inspiração de Collins (2010), configurar a composição de uma nova “ecologia literária”, atravessada pela cultura digital. Tais dados foram obtidos por meio de quatro instrumentos de coleta de dados: questionários, grupos focais, gravação de vídeos e de grupo de WhatsApp. Com relação as menções e discussões dos jovens, estabeleceu-se as seguintes categorias de análise: i) preferência de suportes de leitura; ii) obras preferidas e encontros com o literário; iii) entre personalidades e celebridades das redes, apontando tanto para a presença da ‘convergência cultural’ quanto para a configuração de uma nova ecologia literária que eclode global e midiaticamente, a partir das práticas de leitura e do contato com o literário atravessados pela cultura digital. As reflexões aqui propostas são amparadas por teóricos como Lluch (1999, 2009, 2013), Collins (2010), Canclini (2013), Cosson (2017), Jenkins (2009), Jenkins, Ford e Green (2014) e Kirchof (2016).
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Derechos de autor 2024 Rosa Maria Hessel Silveira, Patricia Aparecida Machado

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