A PLATAFORMA SKOOB E OS NOVOS MÉTODOS DE INCENTIVO À LEITURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i1.2109

Palabras clave:

Skoob, Rede Social, Incentivo à leitura.

Resumen

O presente artigo discorre sobre a criação de redes sociais para o incentivo à leitura na internet. Analisa o Skoob, plataforma brasileira baseada na troca de conteúdos sobre livros e revistas, e suas contribuições para a efetivação de um ambiente virtual de compartilhamento de informação, conhecimento e entretenimento por meio da socialização de leituras, avaliações, resenhas e produções textuais. Desenvolve, metodologicamente, uma netnografia, de natureza descritiva e exploratória, para explicar como a referida rede social vem se consolidando e conquistando espaço entre o público. Tece os conceitos de “redes sociais na internet” e “inteligência coletiva” a partir das teorias de Castells (2012), Recuero (2013) e Lévy (2013). Explora o Skoob e o seu funcionamento enquanto rede social que conecta as pessoas à uma nova cultura digital por meio de interesses compartilhados.

Biografía del autor/a

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís (MA). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia.

Publicado

2020-06-30