INTERMIDIALIDADES ENTRE CINEMA E SMARTPHONE: ARQUIVO, SCREENLIFE E IMAGEM VERTICAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/asas.v17i1.2112Palabras clave:
Cinema, Smartphone, Arquivo, Cinema vertical, Screenlife.Resumen
Neste artigo, investigamos processos de intermidialidade entre o cinema e o smartphone. Com o aporte do pensamento de Flusser, observamos convergências das tendências discursivas e dialógicas que caracterizam o modelo comunicacional de cada dispositivo. A partir disso, circunscrevemos três espaços intermidiáticos: o primeiro remete a uma tendência de obras construídas com arquivos audiovisuais de câmeras de smartphones; o segundo é o formato conhecido como screenlife, em que a tela digital passa a ser o ambiente narrativo. O terceiro é o espaço do cinema vertical, em filmes que adaptam a linguagem cinematográfica em função da mudança da proporção do quadro. Como resultado, apontamos as contaminações mútuas entre os dois dispositivos e as decorrentes transformações que sofrem em cada um desses espaços.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alex Damasceno, Gabriel Darwich, Heloísa Torres

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.