A COMUNICAÇÃO DAS APARELHAGENS: INTERFACE SEMIÓTICA DAS FAIXAS DE FESTAS EM BELÉM (PA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v18i1.2426

Palabras clave:

Faixas. Aparelhagem. Belém. Comunicação popular. Semiótica.

Resumen

Este artigo tem como proposta realizar a apresentação e a análise de faixas de divulgação de diferentes festas de aparelhagem. As faixas são comumente encontradas nas ruas da capital paraense às proximidades dos locais de realização. A análise se baseia na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, à luz de Lúcia Santaella (2004, 2010, 2012), na qual foi possível identificar os signos verbais e não-verbais, além dos sentidos produzidos e significados gerados a partir deles. Para isso, foram selecionadas algumas faixas dispostas nas tuas da Belém de festas distintas em várias datas. Constatou-se com a pesquisa que a confecção de faixas de festas de aparelhagem apresenta uma interpretação estética de como a periferia belenense observa e absorve as referências do mundo ao redor, uma forma autêntica de reproduzir suas manifestações culturais.

Biografía del autor/a

Jaqueline Vanessa da Silva Costa, Faculdade Paraense de Ensino (Fapen)

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) e em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Will Montenegro Teixeira, Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) e Faculdade Pan Amazônica (Fapan)

Docente e coordenador dos cursos de graduação em Comunicação Social - Publicidade ePropaganda da Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) e Faculdade Pan Amazônica (Fapan).Docente dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design da Faculdadede Estudos Avançados do Pará (Feapa). Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura pelaUniversidade da Amazônia (PPGCLC/Unama). Mestre em Ciências Sociais - área de concentraçãoem Sociologia - pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Artes Visuais – Culturae Criação pelo Senac (Senac/RJ). Pós-graduado em Aperfeiçoamento para a Sustentabilidade eResponsabilidade Social pela Fundação Dom Cabral (FDC/MG). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade da Amazônia (Unama). Pesquisador do grupo de pesquisaComunicação, linguagens, discursos e memórias na Amazônia da UFPA (certificado pelo CNPq). Integrante do grupo de pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (Gita) da Unama (certificado pelo CNPq).

Publicado

2021-06-29