ETHOS: A CONSTRUÇÃO DE IMAGEM DE SI NO DISCURSO DE ANTONIO LEMOS

Autores/as

  • Protásio Cézar dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Maria do Carmo Prazeres Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Jovelina Maria dos Reis Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v18i1.2456

Palabras clave:

Imagem. Discurso. Ethos. Belém. Antonio Lemos.

Resumen

Análise das estratégias discursivas presentes no discurso proferido por Antônio José de Lemos, Intendente de Belém do Pará, na primeira década do século XX. O texto leva em conta o propósito do enunciador, o de alcançar uma boa autoimagem de si (ethos). Os procedimentos metodológicos tiveram por base a pesquisa documental e bibliográfica. Os pressupostos teóricos do presente estudo fundamentaram-se em autores da Análise do Discurso de linha francesa e no uso do método da leitura analítica. Constituíram material empírico os relatórios da Intendência Municipal dos quais foram extraídos trechos dos discursos de Antonio Lemos para detecção do movimento do enunciador no sentido de produzir sua idealizada autoimagem.

Biografía del autor/a

Protásio Cézar dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Maria do Carmo Prazeres Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCSR).

Jovelina Maria dos Reis, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado

2021-06-29