O RECONHECIMENTO DAS ESCRITORAS BRASILEIRAS NO ENSINO DE LITERATURA: RELATO DE UM PROJETO

Autores/as

  • Gabriela Semensato Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angélica Gonçalves Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Gabriele Oliveira da Cunha Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Paula Ciciliato Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Talita Santos Pantaleão Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v18i2.2492

Palabras clave:

Mulheres escritoras. Literatura brasileira. Gênero. História literária. Revalorização de obras literárias.

Resumen

A participação das mulheres foi constantemente apagada da História. No Brasil, em especial nos séculos XIX e XX, muitas escritoras foram e ainda são omitidas da história literária, apesar de terem produzido trabalhos excepcionais. Por essa razão, surgiu a iniciativa, por parte de estudantes de Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da abertura de um espaço de leitura e discussão de obras literárias brasileiras escritas por mulheres, levando à criação do Projeto de Ensino “(Re)conhecendo as mulheres da literatura brasileira: um resgate das escritoras apagadas da história”, coordenado pelo Prof.o Dr. Alfeu Sparemberger. A partir do trabalho de Muzart (1999) e Schmidt (2000), entre outros, foram realizados, remotamente, doze encontros semanais voltados à comunidade acadêmica no primeiro semestre de 2021. As aulas foram direcionadas à apresentação dessas escritoras, à leitura e à discussão das obras através de dinâmicas pautadas em metodologias ativas de ensino.

Biografía del autor/a

Gabriela Semensato Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Letras (Literatura Comparada) e Graduada em Letras - Licenciatura em inglês, português e respectivas literaturas – pela mesma instituição.

Angélica Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduanda em Letras, Línguas Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas, Licenciatura. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Gabriele Oliveira da Cunha, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Literatura, Licenciatura. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Paula Ciciliato, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduanda em Letras, Línguas Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas, Licenciatura. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Talita Santos Pantaleão, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Literatura, Licenciatura. Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicado

2021-12-22