A MULHER POMBAGIRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PONTOS UMBANDISTAS

Autores/as

  • Dorivaldo Pantoja Borges Junior Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Carla Regina Santos Paes Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Analaura Corradi Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Douglas Junio Fernandes Assumpção Universidade da Amazônia (UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v18i2.2589

Palabras clave:

Pombogiras. Representação. Mulher. Umbanda. Pontos.

Resumen

Este artigo objetiva analisar como Pombogiras são representadas nas canções Marias (2018) e Moça Bonita (2019), interpretadas por Rita Benneditto. Para a realização do estudo de caso, utilizou-se dos pressupostos da análise de conteúdo, cujas categorias foram criadas a partir de Barros (2012) e Barros e Bairrão (2015), sendo estas:1. Características das Pombogiras; 2. Elementos do trabalho das Pombogiras. Identificou-se que tais entidades representam o que há de vital em um sujeito: a energia motora à realização de desejos, o que reflete em seus trabalhos na abertura de caminhos e no que tange os relacionamentos amorosos. Conclui-se que as representações das Pombagiras são diversas, visto que essas esbarram em processos subjetivos, especialmente no que se refere ao conteúdo interno, ou seja, emoções e desejos humanos.

Biografía del autor/a

Dorivaldo Pantoja Borges Junior, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Graduando em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA)

Carla Regina Santos Paes, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA).

Analaura Corradi, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA) e do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Universidade da Amazônia (PPDMU/UNAMA).

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Professor titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA).

Publicado

2021-12-22