BELO MONTE, DESMATAMENTO E AQUECIMENTO GLOBAL:

UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores/as

Palabras clave:

Análise Crítica do Discurso, Desmatamento, Aquecimento Global, Sustentabilidade, Belo Monte

Resumen

 O estudo realiza uma análise crítica do discurso dos relatórios socioambientais de Belo Monte, focando desmatamento e aquecimento global entre 2017 e 2021. Com base em Fairclough (2001), examina-se como esses relatórios atualizam ideologia de desenvolvimento que privilegia ganhos econômicos em detrimento da sustentabilidade ambiental. A análise textual evidencia técnicas discursivas que atenuam a percepção dos impactos, como a manipulação da escala temporal. Na prática discursiva, destaca-se a intertextualidade mobilizada para legitimar as ações da empresa, enquanto, na prática social, observa-se a reprodução de visão hegemônica que marginaliza comunidades indígenas e minimiza consequências ambientais. Conclui-se que a eficácia das iniciativas reportadas frente ao desmatamento e ao aquecimento global permanece questionável e que a discrepância entre o discurso corporativo e narrativas de entidades como o Instituto Socioambiental evidencia a necessidade de comunicação mais transparente.

Biografía del autor/a

Wagner Belchior Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atuação na asseguração de informações socioambientais; Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade; Análise Crítica do Discurso em Relatórios de Sustentabilidade; Análise dos padrões de divulgação sobre sustentabilidade e a divulgação de informações dessa natureza conforme a adoção dos padrões internacionais propostos pelo International Sustainability Standard Board (ISSB).Atuação no reporte regulatório e voluntário referente à sustentabilidade, incluindo aqueles demandados pelo mercado de capitais, tais como: Global Reporting Initiative (GRI), B3, Value Reporting Foundation (Relato Integrado), Questionário Ethos, Certificação B-Corp. Desenvolvimento de metodologias para elaboração e análise de indicadores ESG. Doutor em Ciências Contábeis pela UFRJ com foco em Contabilidade Socioambiental. Intercâmbio na Faculdade de Economia da Universidade do Porto em Portugal. Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa.Área de interesse: ESG, Relatórios de Sustentabilidade, Normas Internacionais de Sustentabilidade (ISSB, CBPS).

José Ricardo Maia de Siqueira, VAD-UFF/PPGCC-UFRJ

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Administração pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - COPPEAD - da UFRJ (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, responsabilidade social, relatório social, balanço social, contabilidade e controle gerencial.

Publicado

2025-12-11