MÍDIA, CRISE CLIMÁTICA E A COP-30:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA

Autores/as

Palabras clave:

Amazônia, mídia, Crise climática, COP-30

Resumen

 A realização da COP-30 em Belém, no Pará, coloca em evidência a centralidade da Amazônia nas discussões sobre o clima global. Este estudo propõe analisar o papel da mídia na construção da narrativa sobre a crise climática, focando na região amazônica, e como a cobertura das discussões da COP-30 pode influenciar a percepção pública e as políticas ambientais. A crise climática e suas consequências para a biodiversidade e os povos tradicionais serão analisadas a partir de uma perspectiva crítica, destacando a intersecção entre a exploração midiática, os saberes locais e as políticas públicas. O trabalho ainda investiga como a mídia pode atuar tanto como veículo de conscientização quanto de manipulação, refletindo os interesses que permeiam o debate ambiental.

Biografía del autor/a

Rodolfo Silva Marques, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Professor-doutor de cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade da Amazônia (UNAMA) e de cursos de graduação da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Mário Camarão França Neto, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Mário Camarão é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É especialista em Marketing e Publicidade pela Universidade da Amazônia. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (UM / Portugal) e Doutorando em Cibercultura e Redes de Informação - Ciências da Comunicação, também na Universidade do Minho (UM / Portugal).

Publicado

2025-12-11