A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE ESPANHOL POR UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO

Autores/as

  • Ana Paula do Nascimento VELÁSQUEZ Universidade Federal do Pará
  • Jéssica Cardoso PAES Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17648/1415-7950-v14n2-995

Palabras clave:

Ensino. Formação Docente. Interculturalidade.

Resumen

Este trabalho discute o aspecto intercultural na formação docente inicial para o ensino de língua
espanhola. Partimos do pressuposto de que a formação docente apresenta uma lacuna em
seus desenhos curriculares com relação a diversidade cultural hispanófona promovendo uma
aprendizagem dos aspectos linguísticos desarticulada de práticas culturais. Conforme os Parâmetros
Curriculares Nacionais (Brasil, 2000), a aprendizagem de uma língua estrangeira deve
ser entendida como fonte de ampliação dos horizontes culturais que levam o aluno a refletir,
pois conhecer outras culturas e outras formas de lidar com a realidade capacita o aluno a pensar
não somente sobre a sua própria cultura mas lhe dar condições de confrontar semelhanças e
diferenças entre a sua cultura em relação à outras culturas. Para tanto, nos apoiamos em Irineu
(2014) por tratar da invisibilidade da América Latina em detrimento da relevância dada à variedade
linguística e cultural peninsular na formação do professor de língua espanhola e Fleuri
(2003) cujos estudos defendem a interculturalidade no ensino com o objetivo de promover a
aproximação entre os povos. Inicialmente desenvolvemos a pesquisa analisando o desenho
curricular de três instituições de ensino superior na cidade de Belém. Após a análise dos três
desenhos curriculares das instituições acima mencionadas constatamos que apenas um desenho
apresenta atividade curricular voltada para a abordagem dessa temática, em seguida aplicamos
um questionário como instrumento de investigação para seis professores egressos dessas instituições.
Como resultado, a pesquisa confirmou que durante a formação docente dos professores
investigados a abordagem intercultural não foi privilegiada, ratificando o que afirma Irineu
sobre a invisibilidade da cultura latino-americana.

Biografía del autor/a

Ana Paula do Nascimento VELÁSQUEZ, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de
Pós-Graduação em Educação
e Cultura (PPGEDUC) na
Universidade Federal do Pará
- Campus Universitário do Tocantins/
Cametá. Atualmente é
docente efetiva da Universidade
Federal do Pará - Campus
Universitário do Baixo Tocantins
/ Abaetetuba.

Jéssica Cardoso PAES, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Letras - UFPA.

Publicado

2018-03-07

Número

Sección

Artigos