O GAMBÁ E AS TROCAS RITUAIS NA FESTA DE SÃO BENEDITO EM ALMEIRIM/PA

Autores

  • Vanessa Lima Brasil Figueiredo
  • Luciana Gonçalves de Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.17648/1415-7950-v16n1-1524

Palavras-chave:

Festas de santo, São Benedito, Gambá, Almeirim (Pará, Brasil).

Resumo

Este é um registro etnográfico da festividade de São Benedito em Almeirim, Pará. Partindo do histórico da celebração, reconstituído com base na memória de membros da Irmandade de São Benedito e da família Castro, responsável por sua introdução no município, o artigo foca a execução do gambá como sua expressão mais característica. Por meio da participação, observação e documentação de diversas etapas rituais da festa de 2017, constatou-se que o gambá executado para o santo faz interagir uma ampla cadeia de pessoas em um circuito de dons e contradons variados, dos quais foram destacados: a comida, o canto e a dança. Assim, as trocas rituais desses três elementos (re)afirmam os laços entre os humanos, e entre eles e São Benedito, ao mesmo tempo que potencializam relações de parentesco, afinidade e amizade que marcam a trajetória histórica da festa e do gambá em Almeirim.

Biografia do Autor

Vanessa Lima Brasil Figueiredo

Graduanda em Antropologia da Ufopa, bolsista de Iniciação Científica Pibic/Fapespa.

Luciana Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Ciências Humanas-Antropologia (PPGSA/UFRJ), mestra em Sociologia (PPGSA/UFRJ), bacharel em Ciências Sociais (UFRJ),especialista em Tradução Francês-Português (UERJ). Professora na Universidade Federal do Oeste do Pará desde 2010, atuando nos cursos de graduação em Antropologia, mestrado em Ciências da Sociedade e doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (Ciências Ambientais). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. No Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Território e Novos Direitos na Amazônia, tem pesquisas em andamento sobre memória, conhecimentos tradicionais, patrimônio cultural, direitos coletivos e conflitos socioambientais em comunidades rurais, ribeirinhas e extrativistas afetadas por projetos de desenvolvimento e Unidades de Conservação. Coordena o Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (Proext//MEC) desde 2010, com atuação na região da Calha Norte. De 2001 a 2010 atuou como pesquisadora e gestora de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento de setores ligados ao patrimônio cultural imaterial brasileiro.no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan. É autora de publicações sobre patrimônio cultural imaterial, cultura popular, memória, trabalho e conhecimentos tradicionais em comunidades amazônicas, bem como de relatórios técnicos, laudos e outros estudos antropológicos em processos de regularização fundiária, disputa territorial e conflito socioambiental.

Referências

ÁVILA, Cristian P. Os Argonautas do Baixo Amazonas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Amazonas, Antropologia Social, Manaus, 2016.

BATUQUE de Pinhel. Produção de Carlos Bandeira Junior. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível em: <https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=7gAb_XwLszA>. Acesso em: 18 set. 2018.

BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Festas religiosas e populares na Amazônia: algumas considerações sobre cultura popular. In: BRAGA, Sergio I. G. (Org.). Cultura popular, patrimônio imaterial e cidades. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2007.

BUENO, Marielys S.; SANTANA, Ursulina M. S. A festa e a comensalidade no Candomblé. In: Seminário de Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 5., 2008, Belo Horizonte. Anais... Disponível em: <https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/5/190.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2019.

CARVALHO, Luciana Gonçalves de. Tradições devotas, lúdicas inovações: o sairé em múltiplas versões. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 237-259, abr. 2016.

COSTA, MARIA N. C. Festividade de São Benedito em Almeirim – PA, 1955-1975. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Pará, História, Belém, 2006.

FESTIVIDADE do Glorioso São Benedito de Almeirim: fé, tradição e cultura de um povo. Caminho da Fé, Almeirim, v. 1, n. 1, p. 18-20, jun. 2018.

FILHO, Florêncio A. V. A emergência étnica de povos indígenas no Baixo Rio Tapajós, Amazônia. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Ciências Sociais, Salvador, 2010.

______. Gambá de Pinhel: resistência, reinvenção e identidade cultural no rio Tapajós. E Estado Net, Santarém (PA), p. 1-29, 02 jul. 2018.

GAMBÁ de Pinhel. Produção de Clodoaldo Correa. [S.l.]: Olhar Nativo, 2013. Disponível em: <https://m.youtube.com/watch?v=bhfiBRe7_LQ&feature=youtu.be>. Acesso em: 18 set. 2018.

GAMBÁ, música e territorialidade. Produção de Pedrinho Callado. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível em: <https://m.youtube.com/watch?v=CIMMU02Hyqw>. Acesso em: 18 set. 2018.

GAMBÁ: os tambores da floresta. Cristian Pio Ávila. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 2012. 1 dvd video( 55 min.): formato: 4:3, son; color; NTSC.

HALBWACHS, M. A Memória coletiva. São Paulo: Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Antropologia e Sociologia. São Paulo: EDUSP, 1974.

MENEZES, Renata de C. Celebrando São Besso ou O que Robert Hertz e a Escola Francesa de sociologia têm a nos dizer sobre festas, rituais e simbolismo. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 179-199, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872009000100008&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 14 jun. 2018.

NETO, Aristóteles B. Apapaatai: rituais de máscaras no Alto Xingu. São Paulo: Universidade de São Paulo/Fapesp, 2008.

NOGUEIRA, Wilson. Festas amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé. Manaus: Editora Valer, 2008.

SANTOS, Raimundo N. dos. A festa de São Benedito. Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/a-festa-de-sao-benedito/33107/>.

Acesso em: 29 ago. 2018.

SILVA, Dedival B. Os tambores da esperança: um estudo sobre cultura, religião, simbolismo e ritual na festa de São Benedito da cidade de Bragança. Belém: Falangola, 1997.

Downloads

Publicado

2019-07-12