A (IN)VISIBILIDADE DA PESSOA LGBTQIA+ NO MERCADO DE TRABALHO: UMA BIBLIOMETRIA NA BASE DE DADOS SCOPUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v20i1.2931

Palavras-chave:

LGBTQIA , Empregabilidade, Mercado de Trabalho, Inclusão, Diversidade.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a literatura acadêmica na base de dados Scopus sobre a realidade da absorção da pessoa LGBTQIA+ ao mercado de trabalho. Sua relevância em meios acadêmicos é destacar a questão do acesso empregatício dos LGBTQIA+ a partir da literatura acadêmica. Os debates em torno do estudo do gênero, bem como as expressões da sexualidade estão em constante crescente. Para alcançar o objetivo foi traçado pesquisa exploratória, quantitativa e de cunho bibliométrico. Buscou-se por artigos publicados entre os anos de 1991 a março de 2022, e apenas publicações da base de dados Scopus. A base de dados final resultou em 75 publicações a serem analisadas. Esta revisão mostrou que a comunidade enfrenta dificuldades para o ingresso no âmbito formal de trabalho. Os estudos analisados confirmam que esse fato não é restrito ao Brasil e com isso trazem a emergência de políticas organizacionais que proporcionem não somente a entrada, mas a permanência e o desenvolvimento dessas pessoas no ambiente de trabalho. A diversidade se torna o caminho para uma sociedade mais justa, bem como para o desenvolvimento da potencialidade humana no ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Josué de Lima Carvalho, UFRA/UNAMA

Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (UFOPA), Mestrando em Contabilidade PPGC-UFSC, na linha de pesquisa em Contabilidade Gerencial, especialista em Contabilidade, formado pela Ufra Tomé-Açu, membro da comissão de meio ambiente do CRC/PA.  Professor do curso de Administração Unama Parque Shopping, Professor Substituto UFRA, contador formado pela Ufra Tomé-Açu.

Thiago Haruo Santos Onuma Gomes, UFRA

Contador, profissional liberal

Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira, UFRA

Doutora em Administração (PPAD) na Universidade da Amazônia-UNAMA (2018). Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo NUMA/UFPA (2011). Especialista em Informação Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente- NUMA/UFPA (2010). Graduada em Ciências Contábeis pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM (2007). Atuou como bolsista de pesquisa da Diretoria de Estudos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará-IDESP. Possui experiência em Contabilidade Pública, adquirida em atividades de planejamento, execução, supervisão e coordenação relativa à contabilidade e à auditoria, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, onde atuou como contadora. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Pesquisadora do Grupo Gestão Social e Desenvolvimento Local - GESDEL. Coordenadora do Projeto de Extensão CIPÓ - LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E INCLUSÃO NAS AMAZÔNIAS. Integrante do Núcelo ACESSAR - Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - UFRA. Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Ufra. Membro do Projeto de Pesquisa ACESSIBILIDADE DIGITAL NA AGENDA ESG: (BIO)DIVERSIDADE, INCLUSÃO AMBIENTAL E SOCIAL da UFRA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP).

Ticiane Lima dos Santos, UFRA

Professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).Possui DOUTORADO em Administração (UNAMA) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2010). graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPA (2003), graduação em PEDAGOGIA pela UEPA (2002), ESPECIALIZAÇÃO Metodologia do Ensino superior (UEPA), Eco Auditoria (UFPA) ). Atuou em IES em cursos: Técnico-profissionalizantes, Graduação e Pós graduação, na Capital e no interior do Estado. desenvolveu atividades em gerencial, terceiro setor, micro e pequenas empresas, Empresa de Capital Aberto e Fechado, metodologia, didática, avaliação e Educação. Tendo experiência em implementação de Sistema de Gestão Ambiental, cooperativa e formação profissional, autora de artigos e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia contribuindo diuturnamente para o desenvolvimento da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar da Amazônia (GEMAM)

Mário Vasconcellos Sobrinho, UFPA/UNAMA

Economista (1987), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (2000). PhD em Estudos do Desenvolvimento (2007) pelo Centre for Development Studies (CDS), University of Wales Swansea (Reino Unido). Pós-doutor em Gestão Pública e Governo (2015) pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É economista da Universidade Federal do Pará, professor Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA/UFPA), programa o qual coordenou entre fevereiro de 2012 a Janeiro de 2016. É pesquisador e professor titular da Universidade da Amazônia onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Administração, linha de pesquisa Gestão do Desenvolvimento. Tem experiência nas áreas de (1) Desenvolvimento e Meio Ambiente e (2) Universidade e Inovação. Os estudos estão focados nos seguintes temas: políticas públicas e gestão do desenvolvimento, gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local com ênfase na discussão sobre governança (ambiental; territorial; pública; social), participação social, gestão social, parcerias e cidades sustentáveis; universidade e pesquisa, universidade e inovação. É membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social. Atuou como líder de Tema 5 "Casos e Aplicações em Políticas Públicas" do EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e do ENAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança (2013 - 2017). Atuou como líder do tema 19 "Gestão social e governança territorial e ambiental em múltiplos territórios" do ENAPEGS - Encontro Nacional de pesquisadores em Gestão Social" (2015). Consultor Ad Hoc da FAPESPA, CAPES, CNPq, FUNADESP e outras agências de fomento à Pesquisa. Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Administração Pública (2020 - 2022). Líder do Grupo de Pesquisa GESDEL (Gestão Social e do Desenvolvimento Local).Vice-líder do Grupo de Pesquisa GESTAM (Gestão de Territórios na Amazônia). Pesquisador-Membro fundador da Cátedra UNESCO de Economia Criativa e Políticas Públicas. Coordenador dos programas profissionais da Câmara Temática I da Área Interdisciplinar da CAPES (Portaria 134-CAPES de 13/06/2018). Pesquisador Bolsista Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora 2 do CNPq

Downloads

Publicado

2023-06-30