EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES

Autores

  • Ana D’Arc Martins de Azevedo Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4240-9579
  • Gabriele Lopes Cruz Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Laura Rayssa Vinagre Nogueira Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Resumo

O presente artigo bibliográfico trata sobre Educação Escolar Quilombola, a partir das práticas pedagógicas de professores. Tem como situação problema: O que dizem autores, diretrizes, produções científicas etc. sobre práticas pedagógicas de professores que atuam na educação escolar quilombola? Como objetivos específicos: Caracterizar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Quilombola (DCNEQ); identificar as estratégias pedagógicas sobre Práticas Pedagógicas de Professores em Quilombos. A metodologia empregada se deu a partir de pesquisas bibliográficas em livros, revistas científicas, pesquisas científicas, em que utilizamos os principais autores como: Freire (2005), Azevedo (2011), Gomes (2016) e Carril (2017). A análise dos dados ocorreu de forma exploratória e descritiva em diálogo com os autores e produções científicas bibliográficas. Os resultados da pesquisa apontam que que ainda há uma carência da formação especializada e continuada destes profissionais e que, mesmo diante das adversidades, a formação de professores é elemento chave na construção de saberes que respeitem a diversidade e valorizem a identidade do coletivo para o professor melhor atuar em quilombos.

Biografia do Autor

Ana D’Arc Martins de Azevedo, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil

Pós Doutora em Direitos Humanos e Doutora em Educação Currículo (PUC/SP).

Gabriele Lopes Cruz, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Laura Rayssa Vinagre Nogueira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Azevedo, A. D. M. de, Cruz, G. L., & Nogueira, L. R. V. (2025). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES. Solidariedade & Sustentabilidade, 1(1). Recuperado de https://revistas.unama.br/index.php/gcinter/article/view/3560

Edição

Seção

Artigos