EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES
Resumen
O presente artigo bibliográfico trata sobre Educação Escolar Quilombola, a partir das práticas pedagógicas de professores. Tem como situação problema: O que dizem autores, diretrizes, produções científicas etc. sobre práticas pedagógicas de professores que atuam na educação escolar quilombola? Como objetivos específicos: Caracterizar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Quilombola (DCNEQ); identificar as estratégias pedagógicas sobre Práticas Pedagógicas de Professores em Quilombos. A metodologia empregada se deu a partir de pesquisas bibliográficas em livros, revistas científicas, pesquisas científicas, em que utilizamos os principais autores como: Freire (2005), Azevedo (2011), Gomes (2016) e Carril (2017). A análise dos dados ocorreu de forma exploratória e descritiva em diálogo com os autores e produções científicas bibliográficas. Os resultados da pesquisa apontam que que ainda há uma carência da formação especializada e continuada destes profissionais e que, mesmo diante das adversidades, a formação de professores é elemento chave na construção de saberes que respeitem a diversidade e valorizem a identidade do coletivo para o professor melhor atuar em quilombos.
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