O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (PEE/PA) SOB A LENTE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO

implicações da abordagem CTSA no ensino médio

Autores

  • Cacilene Moura Bandeira do Nascimento Universidade da Amazônia (UNAMA) https://orcid.org/0000-0002-6301-9011
  • Rosecélia Moreira da Silva Castro Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Ayala Luciana Nogueira de Santana Faculdade Ipiranga
  • Helenice do Socorro Barros de Paiva Universidade da Amazonia (UNAMA)

Palavras-chave:

CTSA; Políticas Públicas; Plano Estadual de Educação do Pará; Programa Ensino Médio Inovador; Ensino de Ciências.

Resumo

A implementação da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de Ciências é fundamental para a formação dos estudantes na sociedade contemporânea. Esta pesquisa se dedicou a investigar a presença e as aproximações do enfoque CTSA em documentos norteadores da educação do Pará. O foco da análise recaiu sobre o Plano Estadual de Educação (PEE/PA), promulgado em 2015, e o Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI, 2009). O procedimento metodológico utilizado foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2015), caracterizando-se como um estudo documental de natureza quali-quantitativa. Para o estabelecimento de um referencial comparativo, foram empregados os pressupostos de Zoller e Watson (1974 apud Santos; Schnetzler, 2010), contrastando o ensino clássico com a visão CTSA. A análise revelou que, embora o PEE/PA e o PROEMI manifestem visões e olhares contextualizados em busca da melhoria do ensino médio público paraense, eles não foram concebidos sob a perspectiva integral da abordagem CTSA. Esta lacuna é evidenciada pela baixa ocorrência expressa de quatro das seis palavras-chave centrais ("cidadania", "tecnologia", "sociedade" e "valores") em ambos os textos. Contudo, o Ensino Médio valoriza a ciência e a tecnologia na formação humana e sociocultural do aluno para o exercício da cidadania. Concluiu-se que foram identificadas contribuições no PEE/PA que permitem aproximações com a abordagem CTSA no ensino de Ciências do Ensino Médio Inovador no Pará.

Biografia do Autor

Cacilene Moura Bandeira do Nascimento, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutora em Educação em Ensino de Ciências e Matemáticas, Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém, Pará, Brasil.

Rosecélia Moreira da Silva Castro, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutora em Ciências Agrárias, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Belém. Pará. Brasil.

Ayala Luciana Nogueira de Santana, Faculdade Ipiranga

Especialista em Educação Inclusiva. Faculdade Ipiranga. Cidade. Belém. Pará

Helenice do Socorro Barros de Paiva, Universidade da Amazonia (UNAMA)

Mestra em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental.  Universidade da Amazonia (UNAMA). Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

2025-11-06

Como Citar

Nascimento, C. M. B. do, Castro, R. M. da S., Santana, A. L. N. de, & Paiva, H. do S. B. de. (2025). O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (PEE/PA) SOB A LENTE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO: implicações da abordagem CTSA no ensino médio. Solidariedade & Sustentabilidade, 1(1). Recuperado de https://revistas.unama.br/index.php/gcinter/article/view/3568

Edição

Seção

Artigos