O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (PEE/PA) SOB A LENTE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO
implicações da abordagem CTSA no ensino médio
Palabras clave:
CTSA; Políticas Públicas; Plano Estadual de Educação do Pará; Programa Ensino Médio Inovador; Ensino de Ciências.Resumen
A implementação da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de Ciências é fundamental para a formação dos estudantes na sociedade contemporânea. Esta pesquisa se dedicou a investigar a presença e as aproximações do enfoque CTSA em documentos norteadores da educação do Pará. O foco da análise recaiu sobre o Plano Estadual de Educação (PEE/PA), promulgado em 2015, e o Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI, 2009). O procedimento metodológico utilizado foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2015), caracterizando-se como um estudo documental de natureza quali-quantitativa. Para o estabelecimento de um referencial comparativo, foram empregados os pressupostos de Zoller e Watson (1974 apud Santos; Schnetzler, 2010), contrastando o ensino clássico com a visão CTSA. A análise revelou que, embora o PEE/PA e o PROEMI manifestem visões e olhares contextualizados em busca da melhoria do ensino médio público paraense, eles não foram concebidos sob a perspectiva integral da abordagem CTSA. Esta lacuna é evidenciada pela baixa ocorrência expressa de quatro das seis palavras-chave centrais ("cidadania", "tecnologia", "sociedade" e "valores") em ambos os textos. Contudo, o Ensino Médio valoriza a ciência e a tecnologia na formação humana e sociocultural do aluno para o exercício da cidadania. Concluiu-se que foram identificadas contribuições no PEE/PA que permitem aproximações com a abordagem CTSA no ensino de Ciências do Ensino Médio Inovador no Pará.
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