Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

NORMAS PARA COLABORAÇÕES

  1. A Revista Solidariedade & Sustentabilidade aceita para publicação artigos e dossiês temáticos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, resultantes de pesquisas, ensaios teóricos e discussões atuais inéditos. Excepcionalmente, poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente que sejam relevantes e que tenham circulação restrita no Brasil.
  2. Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, francês ou espanhol.
  3. Os artigos devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas, as notas, o título, o resumo, as palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol; e francês, no caso do artigo original ser do mesmo idioma) e os dados de autoria (contar com Ferramentas do processador de textos – Word ou Star Office, por exemplo).
  4. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
  5. A Editoria disponibilizará anualmente Edital e Normas Específicas de Chamada para Dossiê Temático.
  6. A Revista Solidariedade & Sustentabilidade  também publica documentos e resenhas. Na seção Documentos, serão divulgados textos coletivos,  bem como documentos (leis, pareceres, normas), emanados de órgãos governamentais e que abordem questões de interesse para a área educacional.
  7. As Resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.
  8. Textos que tratem de reflexões fundamentadas sobre teorias e práticas, posicionamentos e discussões e polêmicas relevantes e atuais ou que debatam algum assunto, com defesa de posicionamentos, poderão ser publicados na seção Espaço Aberto. Neste caso, os textos devem ter entre 30-50 mil caracteres e atender aos demais requisitos dos artigos.
  9. Os artigos e outros textos para publicação devem ser digitados em um dos programas de edição de texto em formato .doc ou .docx padrão para PC. As orientações para formatação estão especificadas ao final destas Normas.
  10. As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (Silva, 1989) ou (Silva, 1989, p. 95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Garcia, 1995a), (Garcia, 1995b) etc.
  11. As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Observa-se que bibliotecárias das universidades estão aptas a oferecer orientações relativas ao uso correto de normas. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final destas Normas.
  12. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).
  13. Todos os artigos devem conter, ao final, título, indicação de pelo menos três palavras-chave e resumo (em português, inglês e espanhol; e francês, no caso do artigo original ser do mesmo idioma), que não ultrapassem 1.000 caracteres cada.
  14. Ao final do texto, o autor deve também registrar dados relativos à sua maior titulação, instituição, bem como indicar o endereço eletrônico, ORCID e o endereço completo para correspondência.
  15. Os quadros, gráficos, mapas, imagens etc. em formato png, jpg e jpeg devem ser apresentados em escala de cinza ou preto e branco (indicando-se os locais em que devem ser inseridos), devendo ser numerados e titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão ser confeccionados para sua reprodução direta.

ORIENTAÇÃO PARA A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

  1. Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha simples, sem fontes ou atributos diferentes para títulos e seções.
  2. Utilizar letras maiúsculas em negrito para o título principal; nos subtítulos das seções negrito e primeira letra maiúscula, seguida de minúsculas.
  3. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico; assinalar os parágrafos com um único toque de tabulação e dar Enter apenas no final do parágrafo

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e apresentar uma contribuição para a comunidade científica.

Metadados no sistema de submissão

  • Os autores devem preencher os metadados no sistema da revista zelando pela completude dos dados de todos os autores, incluindo o ORCID.
  • O resumo deve ter a mesma estrutura que no trabalho.
  • Submeter o documento do artigo sem identificação, optando por enviar dois arquivos: um com os identificação dos autores (para fins de diagramação) e outro não identificado ou  enviar os dados dos autores em arquivo separado.

Serão aceitos:

  • Artigo (com template disponível): Apresenta os resultados de uma pesquisa concluída, seja ela bibliográfica, documental ou experimental. Deve detalhar a fundamentação teórico-metodológica, os procedimentos adotados e os resultados alcançados, contribuindo para o avanço do conhecimento na área.
  • Ensaio (com template disponível): Consiste em uma reflexão teórica aprofundada sobre um tema relevante ou uma nova abordagem de um tópico significativo para o debate acadêmico nas ciências sociais, com foco especial na Amazônia.
  • Estudos de Caso (com template disponível): Descreve e analisa uma experiência profissional específica, baseada em casos concretos, com o objetivo de oferecer insights e lições aprendidas que sejam de interesse para a prática profissional na área.
  • Artigo de Dados (com template disponível): Um documento de metadados pesquisável que descreve um conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados. Publicado após revisão por pares, este tipo de artigo promove e incentiva o compartilhamento de dados e materiais de pesquisa, reforçando a transparência e a reprodutibilidade científica.
  • Artigo de Revisão: Este formato tem como objetivo principal resumir, analisar criticamente e avaliar pesquisas já publicadas em periódicos científicos. Deve oferecer uma análise crítica ou uma avaliação que estimule a discussão de novas ideias ou perspectivas sobre temas relevantes para as ciências da saúde ou suas interfaces. As revisões devem ser realizadas de forma sistemática ou integrativa, e a estrutura do artigo deve incluir: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, e Considerações Finais.

Artigos

Política padrão de seção

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.