A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA

um estudo de práticas escolares em Guajará-Miri, município do Acará, Pará

Autores/as

  • Agatha Leticia Eugênio da Luz Universidade do Estado do Pará –UEPA
  • Ana D’Arc Martins de Azevedo Universidade do Estado do Pará –UEPA
  • Edgar Monteiro Chagas Junior Universidade da Amazônia –UNAMA

Resumen

Este artigo se debruça sobre e a partir da realidade do quilombo amazônico Guajará-Miri localizado no município de Acará no estado do Pará. Ancora-se nas questões que envolvem a identidade quilombola nas práticas escolares, considerando o envolvimento de moradores da comunidade na escola. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso tendo como participantes: duas professoras e três moradores(as) do quilombo, sendo uma delas, professora aposentada e fundadora da primeira escola quilombola da comunidade. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: observações, conversas informais, entrevistas, levantamento bibliográfico e documental. A análise dos dados se deu pelo método crítico-dialético. Utilizou-se na análise dos dados o processo de categorização analítica. A pesquisa apontou, entre outros, os seguintes resultados: a relação identitária dos moradores com a escola a partir da mobilização coletiva em construí-la no Quilombo; os moradores e as professoras possuem com a escola um enlace afetivo produtores de sociabilidades que tem impulsionado o uso de estratégias inovadoras que notabilizam o pertencimento identitário e, com isso, uma melhoria na qualidade dos processos de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Agatha Leticia Eugênio da Luz, Universidade do Estado do Pará –UEPA

Universidade do Estado do Pará –UEPA

Publicado

2025-11-06

Cómo citar

Luz, A. L. E. da, Azevedo, A. D. M. de, & Chagas Junior, E. M. (2025). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA: um estudo de práticas escolares em Guajará-Miri, município do Acará, Pará. Solidariedade & Sustentabilidade, 1(1). Recuperado a partir de https://revistas.unama.br/index.php/gcinter/article/view/3577

Número

Sección

Artigos