DISCURSO NAS ORGANIZAÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
uma proposta a partir de Habermas e Luhmann
Resumo
Este artigo tem como objetivo propor a reflexão teórica sobre a gestão de sustentabilidade ambiental nas organizações, com base em um modelo discursivo e inclusivo que articula as teorias de Jürgen Habermas e Niklas Luhmann. Parte-se da compreensão de que as organizações contemporâneas, enquanto sistemas sociais complexos, só podem avançar em direção à sustentabilidade ambiental por meio de uma reconfiguração comunicativa que favoreça a participação, a inclusão e a construção de consensos. O artigo contribui para o campo dos Estudos Organizacionais ao propor um framework conceitual que visa integrar a racionalidade comunicativa à dinâmica sistêmica das organizações, tornando o discurso um elemento estruturante da sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Solidariedade & Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
