"MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS" EM HQ E OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v16i2.1922

Keywords:

Multimodalidade, Multiletramentos, Adaptação.

Abstract

Este artigo discute a multimodalidade e suas convergências com o ensino de língua portuguesa, a partir da análise de uma adaptação literária em quadrinhos de um clássico da literatura brasileira, o romance Memórias de um Sargento de Milícias. O estudo desse objeto tem como propósito verificar, a partir da comparação com o texto em prosa, quais recursos multimodais, próprios dos quadrinhos, foram mobilizados na sua produção e, ao final, discutir sua relevância para a prática dos multiletramentos na escola e indicar possíveis caminhos para sua aplicação em sala de aula.

Author Biographies

Renata Lopes da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH).

Renata Lopes da Silva é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Desde sua Iniciação Científica, realizada durante a graduação na mesma Universidade e sob orientação da Prof.ª Juliana Silva Loyola, dedica-se ao estudo das adaptações literárias de clássicos da literatura brasileira. Em sua pesquisa atual, orientada pela Prof. Dr.ª Francine Fernandes Weiss Ricieri, estuda textos de Machado de Assis adaptados para literatura de cordel.

Francine Fernandes Weiss Ricieri, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH).

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP (1996), doutorado em Teoria e História Literária na área de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP (2001), pós-doutorado em Literatura Brasileira pela UNICAMP (FAPESP) e pós-doutorado em tradução pela USP (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Alphonsus de Guimaraens, simbolismo e decadentismo, relações entre Brasil, Portugal e França em poetas oitocentistas, questões de gêneros literários e hibridismos. Também se dedica as temas relacionados a questões teóricas sobre leitura, leitor, ensino da leitura e da literatura. Atua como professora de Literatura Brasileira na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos, sendo credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras. Atualmente desenvolve projeto sobre poesia narrativa e hibridismos. Coordenadora do Programa desde março de 2018. (Fonte: Currículo Lattes)

References

Corpus

ALMEIDA, Manuel Antônio de. “Memórias de um Sargento de Milícias”. Biografia e introdução de Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Publifolha, 1997.

JAF, Ivan; ROSA, Rodrigo. “Memórias de um Sargento de Milícias”. Adaptação do romance de Manuel Antônio de Almeida (Coleção Clássicos em HQ). Ivan Jaf (roteiro); Rodrigo Rosa (ilustrações). 1.ª ed. - São Paulo: Ática, 2010.

Bibliografia

ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de. “Do Texto às Imagens: As novas Fronteiras do letramento visual”. In: Pereira, Regina Celi. Rocca, Pilar (Orgs). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. 1ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 173-202.

CALVINO, Italo. “Por que ler os clássicos”. Tradução Nilson Moulim. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DIONISIO, Ângela Paiva. “Gêneros Textuais e Multimodalidade”. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 131-144.

ECO, Umberto. “Quando muda a matéria”. In: Quase a mesma coisa. Editora Record, 2007.

EISNER, Will. “Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista”. Tradução: Luis Carlos Borges, Alexandre Boide. – 4ª. ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

HUTCHEON, Linda. “Uma teoria da adaptação”. Santa Catarina: Editora da UFSC, 2013.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. “Ler e compreender os sentidos dos textos”. 2ª. reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo V. “Multimodal discourse”: The modes and media of contemporary communication, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. “Produção textual, análise de gêneros e compreensão”. São Paulo: Parábola, 2008.

MUAZE, Mariana. “1808: A vinda da corte portuguesa para o Brasil”. In: História do Brasil II. v. 1 / João Carlos Escosteguy Filho, Mariana Muaze, Ricardo Salles. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2011, p. 29-58.

OLIVEIRA, Cristina de. “Quadrinhos, literatura e o jogo intertextual”. In: Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. RAMOS, Paulo; VERGUEIRO, Waldomiro; FIGUEIRA, Diego (Orgs.). São Paulo: Criativo, 2014, p. 37-56.

PIMENTA, Sônia.; SANTOS, Zaira Bonfante dos. “Linguística Textual e a perspectiva sociossemiótica da linguagem”: orquestrações multimodais de significados. In: CAPISTRANO JÚNIOR; R.; LINS, M. P. P; ELIAS, V, M. (Orgs.). Linguística textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador/ PPGEL-UFES, 2017. p. 387-406.

PINA, Patrícia Kátia da Costa. “A literatura em quadrinhos e a formação do leitor hoje”. In: Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. RAMOS, Paulo; VERGUEIRO, Waldomiro; FIGUEIRA, Diego (Orgs.). São Paulo: Criativo, 2014, p. 211-230.

RAMOS, Paulo. “A leitura dos quadrinhos”. São Paulo: Contexto, 2012.

ROJO, Roxane. “Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola”. In: Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, v. 90, n. 2, 2012, p. 11-30.

VELOSO, Francisco O. Dourado. “Pesquisa em multimodalidade: por uma abordagem sociossemiótica”. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓES, M. L. S. (Orgs.). Visibilizar a linguística aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes editores, 2014, p. 155-180.

ZENI, Lielson. “Literatura em Quadrinhos”. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Orgs.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009. p. 127-165.

Webgrafia

MALTA, Augusto. “Foto da Antiga Catedral”. Disponível em: <http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp?codigo_sophia=36590>. Acesso em: 6 jul 2018.

Published

2019-12-18

Issue

Section

Dossiê: LITERATURA, LEITURA E RECEPÇÃO