EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE LEITURA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v16i2.1982

Keywords:

Leitura, Educação Linguística, Formação de Professores de Línguas.

Abstract

Com o presente texto discute-se o ensino de leitura como processo e como experiência. Dessa forma, problematizo as experiências de leitura que os sujeitos têm vivenciado no espaço escolar, pensando como isso também impacta na formação de professores de línguas e como a formação de professores tem se posicionado para a formação de sujeitos leitores que ensinarão línguas e, consequentemente, práticas de leitura. Assim, parto de autores como Kleiman (2013), Cafieiro (2005) e Freire (1992) para conversar sobre leitura; Larrosa (2002) para falar de experiência e de Baptista (2014), Farias e Bortolanza (2012) e Santos (2010) para problematizar a leitura na formação de professores. Diante do exposto, observo ainda ser preciso dar a devida importância a leitura como um projeto de educação linguística crítica na (trans)formação docente.

Author Biography

Lílian Latties, Universidade do Estado do Amapá

Doutoranda em Língua e Cultura pela UFBA, mestra em Linguística Aplicada pela Unisinos, graduada em Letras Português/Espanhol pela UEAP. Atualmente, é professora Assistente na UEAP.

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Published

2019-12-18

Issue

Section

Dossiê: LITERATURA, LEITURA E RECEPÇÃO