VOZES (IN)VISÍVEIS E NAS MARGENS DE UMA EDUCAÇÃO (IN)SENSÍVEL NO UNIVERSO AMAZÔNICO DO SÉC. XX: NAS FRONTEIRAS DA FICÇÃO ROMANESCA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v19i1.2630

Keywords:

Romance. Subversão. Educação. Literatura, Amazônica.

Abstract

O presente resumo tem como objetivo – Analisar o processo de Educação do (in)visível e do (in)sensível na Amazônia do Séc. XX, dos anos de 1920-1990 a partir das vozes dos(as) protagonistas, Maria Dagmar, Candunga, Bruno de Menezes, (1893-1963), Alfredo, de Dalcídio Jurandir (1909-1979) e Irene, de Lindanor Celina (1917-2003) nas interfaces das margens em tempo de ubiquidade. As bases teóricas se sustentam sobre os críticos do romance, das percepções do (in)sensível, memória, cultura, estética, arte, literatura, ficção, educação, imaginário e saberes nas fronteiras dos tempos/espaços dos anos de 1920-1990, do séc. XX no Pará. A pesquisa é de cunho bibliográfica, qualitativa, centrada sobre o método da dialética e análise do discurso a partir as aproximações das problemáticas sociais apresentados por seus distintos protagonistas nos diferentes romances. Sobre o alcance de explorar as margens (in)visíveis e (in)sensíveis dos protagonistas subversivos ecoando sobre a prosa narrativa do ficto e facto frente a barbárie e a violação de direitos que escravizam e alienam o ser humano enquanto classe, grupos, gêneros, cor, ideologia, política, economia e educação em nosso país.

Author Biography

LEOMAX CARDOSO MACHADO, programa de pós-graduação em educação-PPGED INSTITUDO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-ICED U NIVERSIDADE FEDERAL DO PARA-UFPA

É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, no Instituto de Ciência da Educação - ICED pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1867-3890

E-mail: leomaxmachado@gmail.com

Published

2022-06-29