VIRTUALIZAÇÃO DAS AULAS NA PANDEMIA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES E PERSPECTIVAS EMERGENTES

Authors

  • Moana Meinhardt Universidade La Salle
  • Douglas Vaz Universidade La Salle
  • Fadua Ionara Andrade de Andrade Universidade La Salle
  • Cristiele Magalhaes Ribeiro Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v19i1.2681

Keywords:

Educação Superior. Pandemia. Gestão Universitária. Aulas virtuais. Tecnologias Digitais.

Abstract

A pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo em que trouxe grandes desafios ao ensino superior, apresentou inúmeras oportunidades. Tão logo iniciou o ano letivo de 2020, estudantes, professores e gestores educacionais tiveram seu cotidiano interrompido e/ou modificados para que pudessem manter-se em isolamento social. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos estudantes acerca das estratégias adotadas pela Universidade investigada para a virtualização das aulas durante a pandemia da Covid-19. Quanto à metodologia, caracteriza-se como um estudo de caso (YIN, 2015). Embasam o estudo pesquisas emergentes sobre os impactos da pandemia e das tecnologias digitais nos processos educacionais, destacando autores como Masetto (2020), Fava (2014) e Daros (2018). Os resultados apontam que as relações estabelecidas durante o período de distanciamento contribuirão para a co-criação de um ambiente acadêmico cada vez mais conectado, interativo e colaborativo.

Author Biographies

Moana Meinhardt, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Docente da Universidade La Salle. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6422-1513

E-mail: moameinhardt@gmail.com

Douglas Vaz, Universidade La Salle

Mestre em Educação. Docente da Universidade La Salle. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3950-0120

E-mail: douglasv.edu@gmail.com

Fadua Ionara Andrade de Andrade, Universidade La Salle

Mestre em Educação. Colaboradora da Universidade La Salle. E-mail: fadua.andrade@unilasalle.edu.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3141-6282

Cristiele Magalhaes Ribeiro, Universidade La Salle

Doutora em Comunicação Social. Docente da Universidade La Salle. E-mail: cristiele.ribeiro@unilasalle.edu.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2003-1811

Published

2022-06-29