EDUCAÇÃO PARA A MORTE NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
UMA URGÊNCIA EM SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.63638/asas.v21i2.3431Keywords:
Tanatopedagogia, Saúde Mental, Currículo Oculto, Posvenção, LutoAbstract
O presente artigo aborda a tanatopedagogia na educação básica brasileira, dando ênfase à necessidade da inclusão de discussões sobre morte, morrer, adoecimento e lutos nos currículos escolares, de modo a desinterditar tais temas como prática de promoção de saúde mental. O objetivo foi investigar como a educação para a morte pode ser abordagem geradora de bem-estar psicossocial tanto a trabalhadores em educação quanto estudantes. A metodologia empregada foi revisão bibliográfica focada na análise crítico-reflexiva dos elementos trazidos pelos autores em contraponto ao real. Tanatopedagogia, currículo oculto e posvenção estão entre os principais conceitos explorados. Dentre os autores fundantes encontram-se Incontri, Santomé e Grzybowski. Resultados das análises indicam que a implementação da tanatopegadogia nas escolas se faz urgente para atender às demandas emocionais e existenciais de educandos, bem como promover ambiente escolar acolhedor, seguro e promotor de direitos humanos.
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