EDUCAÇÃO PARA A MORTE NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
UMA URGÊNCIA EM SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.63638/asas.v21i2.3431Palabras clave:
Tanatopedagogia, Saúde Mental, Currículo Oculto, Posvenção, LutoResumen
O presente artigo aborda a tanatopedagogia na educação básica brasileira, dando ênfase à necessidade da inclusão de discussões sobre morte, morrer, adoecimento e lutos nos currículos escolares, de modo a desinterditar tais temas como prática de promoção de saúde mental. O objetivo foi investigar como a educação para a morte pode ser abordagem geradora de bem-estar psicossocial tanto a trabalhadores em educação quanto estudantes. A metodologia empregada foi revisão bibliográfica focada na análise crítico-reflexiva dos elementos trazidos pelos autores em contraponto ao real. Tanatopedagogia, currículo oculto e posvenção estão entre os principais conceitos explorados. Dentre os autores fundantes encontram-se Incontri, Santomé e Grzybowski. Resultados das análises indicam que a implementação da tanatopegadogia nas escolas se faz urgente para atender às demandas emocionais e existenciais de educandos, bem como promover ambiente escolar acolhedor, seguro e promotor de direitos humanos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ramone Abreu Amado Jasper Soares, Berenice Rocha Zabbot Garcia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.