O HAICAI DE PAULO LEMINSKI COMO RECURSO NO ENSINO DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v16i2.1887

Palabras clave:

Paulo Leminski, haicai, ensino de literatura, letramento literário.

Resumen

Considerando os problemas encontrados ao tentar inserir o aluno na cultura literária, este artigo reflete sobre a importância de se trabalhar o haicai de Paulo Leminski no ensino de literatura nas aulas de Língua Portuguesa como estratégia visando cultivar o gosto pela leitura literária nos jovens leitores. Para tanto, investiga-se a postura que o professor pode adotar em sala de aula em relação ao aluno, bem como a importância dessa postura na constituição de sua subjetividade como leitor, tendo em vista a importância do texto literário como fator de humanização e de desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e do pensamento crítico. Mapeia-se também as origens do gênero no Japão, passando pela sua introdução no Brasil até chegar ao estilo de Paulo Leminski. Por fim, são analisados alguns de seus haicais para demonstrar como esse gênero breve pode ser usado para se trabalhar a literatura no ensino.

Biografía del autor/a

Sérgio Roberto Massagli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Estudos Literários e docente do curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. PR, sérgio.massagli@uffs.edu.br

Maiara Cristina Marafon, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Fronteira Sul. 

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Publicado

2019-12-18

Número

Sección

Dossiê: LITERATURA, LEITURA E RECEPÇÃO