LEITURA LITERÁRIA NO CIBERESPAÇO: DAS PEDRAS ÀS TELAS

Autores/as

  • Rebeca Mendes Garcia Universidade Federal do Tocantins
  • Adriana Demite Stephani Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v16i2.1934

Palabras clave:

Leitura literária, suporte de leitura, letramento.

Resumen

Este artigo objetiva, por meio de uma pesquisa bibliográfica, verificar como as alterações nos suportes de leitura que ocorreram ao longo do tempo podem interferir nos modos de ler e, por conseguinte, na caracterização do leitor. Desde as inscrições em pedras até os hipertextos lidos nas telas dos computadores e smartphones, percebemos diferenças preponderantes no processo de recepção de textos as quais causam questionamentos tais como: o livro impresso, um dos suportes de escrita e leitura, será substituído por livros eletrônicos? Nesse sentido, esta pesquisa se dedicou a analisar a relação dos suportes com a leitura, de modo a apresentar diferentes tipos de leitor e as habilidades necessárias para o ato de ler, principalmente literatura, sem, no entanto, extinguir o livro físico do universo dos leitores. Para tanto, embasamos o trabalho em Chartier (1999), Terra (2015), Soares (2002), Spalding (2012), Xavier (2010) e Santaella (2004) na abordagem acerca de suportes de leitura, hipertextos, conceituação de leitores, leitura literária na rede. Logo, verificou-se a possibilidade de coexistir os suportes de leitura livro físico e tela de modo que a leitura literária ocorra de diferentes maneiras.

Biografía del autor/a

Rebeca Mendes Garcia, Universidade Federal do Tocantins

Concluiu graduação em Letras na Universidade Estadual de Goiás, pós-graduação em Literatura Brasileira e mestranda em Letras na Universidade Federal do Tocantins.

Adriana Demite Stephani, Universidade Federal do Tocantins

Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente docente no Programa de Pós Graduação em Letras da UFT/Porto Nacional.

Citas

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Publicado

2019-12-18

Número

Sección

Dossiê: LITERATURA, LEITURA E RECEPÇÃO